O empate em 1 a 1 contra o Juventude, neste domingo (07/12), serviu como um espelho fiel da campanha do Corinthians no Campeonato Brasileiro de 2025. A equipe, que alternou bons momentos com tropeços inexplicáveis, encerrou a competição na zona intermediária da tabela. Na saída do gramado da Neo Química Arena, o lateral Matheuzinho não fugiu da responsabilidade. O jogador fez uma autocrítica severa sobre o desempenho do time ao longo das 38 rodadas e lamentou a falta de regularidade que impediu o Timão de brigar pelas primeiras posições.
Para o camisa 2 (que também atua como meia), o elenco alvinegro possuía qualidade suficiente para entregar resultados melhores. No entanto, ele apontou fatores cruciais que minaram a confiança e a sequência da equipe.
"Uma campanha onde a gente teve alguns erros que nos atrapalharam a longo da competição. Tenho certeza que se a gente tivesse uma regularidade, com o elenco que a gente tem, teríamos uma campanha bem melhor, o Corinthians precisava de uma campanha melhor, mas oscilamos muito."
Matheuzinho também citou o alto número de problemas físicos como um obstáculo determinante.
"Problemas de lesão, sentimos falta dos nossos principais jogadores", completou, referindo-se a desfalques recentes como Rodrigo Garro e Yuri Alberto.
Matheuzinho foca na Copa do Brasil
Apesar do tom de lamentação pelo Brasileirão, o discurso mudou rapidamente quando o assunto virou a Copa do Brasil. O técnico Dorival Júnior poupou a maioria dos titulares contra o Juventude justamente para priorizar o duelo de quarta-feira (10/12), contra o Cruzeiro. Matheuzinho defendeu a estratégia da comissão técnica e elogiou o trabalho dos bastidores para recuperar o grupo fisicamente.
"Acredito que o staff fez o planejamento ideal para todo mundo. Para todo mundo chegar bem para a decisão, bem fisicamente", afirmou.
A "decisão" mencionada pelo jogador acontece em menos de 48 horas. A ansiedade, natural antes de uma semifinal de mata-mata, já toma conta do vestiário. O foco agora reside totalmente no estudo do adversário e na preparação mental.
"Claro que começa a bater uma ansiedade, é um jogo muito importante para a gente, para o clube. É se preparar bem, treinar firme, estudar o Cruzeiro", projetou Matheuzinho.
O Corinthians aposta todas as suas fichas na Copa do Brasil para transformar uma temporada de oscilações em um ano de glória com um título nacional.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.