A CBF recusou o pedido do Corinthians para desconvocar o volante André para a Data Fifa. O clube tentou a liberação após o corte por lesão de Danilo, do Botafogo, temendo desvantagem no confronto direto entre as equipes marcado para 18 de novembro. Apesar de a entidade garantir que Danilo também não jogará o duelo do Brasileirão, a recusa mantém André com a Seleção Brasileira, obrigando o time paulista a reorganizar seu meio-campo na luta para se afastar da zona de rebaixamento.
O Corinthians tentou encontrar uma solução para contar com André em um confronto importante na reta final do Campeonato Brasileiro, mas esbarrou em uma decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Após uma mudança na lista de convocados da Seleção Brasileira, o clube consultou a entidade sobre a possibilidade de liberar o volante, mas recebeu uma resposta negativa.
A diretoria alvinegra sondou a chance de desconvocar o meio-campista depois que Danilo, do Botafogo, foi cortado por causa de uma lesão. A informação foi divulgada pelo ge. O Timão entendia que a situação poderia ser revista porque, inicialmente, os dois clubes perderiam jogadores para a Data Fifa.
Quando André foi chamado por Carlo Ancelotti, o Corinthians deu aval à convocação justamente por considerar que haveria equilíbrio no confronto contra o Botafogo, marcado para 18 de novembro. Com a ausência confirmada de Danilo na Seleção, porém, o cenário mudou, e o clube passou a tentar recuperar o volante para a partida.
Outro ponto que preocupava a diretoria era a possibilidade de Danilo se recuperar a tempo de enfrentar o Corinthians. O clube chegou a buscar informações sobre as condições do jogador, mas ouviu da CBF que o meio-campista não terá condições de atuar no compromisso pelo Brasileirão.
A entidade, por sua vez, não aceitou liberar André. Assim, o volante permanecerá com a Seleção Brasileira durante o período de amistosos e não estará à disposição do técnico corintiano para o duelo na Neo Química Arena.
A ausência representa um problema para o planejamento da equipe paulista. O Corinthians atravessa uma reta decisiva no campeonato e precisa somar pontos para se afastar da zona de rebaixamento. O confronto diante do Botafogo ganha ainda mais importância por acontecer em casa e envolver um adversário que também busca terminar a competição em uma posição melhor.
André, que recebeu uma oportunidade na Seleção principal, terá de cumprir a programação da equipe nacional antes de retornar ao clube. Com a negativa da CBF, o Corinthians precisará reorganizar o meio-campo para o compromisso de 18 de novembro, sem contar com o volante.