O jornalista e apresentador Antony Curti cravou o nome do papa Leão XIV antes mesmo de o cardeal Robert Prevost ser eleito como sucessor de Francisco.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em uma gravação para o podcast Semana NFL, da ESPN, publicada no dia 28 de abril, Curti comentava as decisões do draft da liga, quando perto do encerramento entrou no assunto de leões e cravou:
"Se eu fosse papa, meu nome seria Leão XIV. Acho um nome muito 'da hora'", disse ele.
Coincidentemente, 10 dias depois, o cardeal Robert Prevost foi eleito papa e escolheu o exatamente o mesmo nome para simbolizar seu período de papado.
Os nomes costumam ser escolhidos como uma forma de dizer aos fiéis pelo que esse novo papa trabalhará e quais serão seus focos. O nome Leão surgiu no século 5, com o pontificado de Leão I entre 440 e 461, eleito de maneira unânime ao cargo, mas foi adotado pela última vez em 1878.
Leão XIII ficou mundialmente conhecido por ser próximo à classe trabalhadora, ser abolicionista e lutar pelos direitos humanos e pelos princípios de compaixão da Igreja, além de aderir às filosofias de São Tomás de Aquino e Santo Agostinho como dogmas da Igreja Católica.
Com a escolha de Prevost, Leão se torna o quarto nome mais utilizado na história da Igreja Católica, ficando atrás apenas de João, Gregório e Bento.