Chapecoense surpreende e aumenta tensão em torno do Z-4

Vitória sobre o Santos em São Paulo era improvável até para o mais fanático torcedor da Chape

13 nov 2018 - 10h55
(atualizado às 10h55)

A vitória da Chapecoense sobre o Santos por 1 a 0, na noite dessa segunda (12), na Vila Belmiro, pôs mais lenha na fogueira na parte de baixo da tabela do Brasileiro. O resultado fez disparar o sinal de alerta principalmente na casa de rivais mais próximos, como Sport, Ceará e Vasco – os três fora da zona de rebaixamento e que não contavam com os três pontos da equipe catarinense no fechamento da 33ª rodada.

Com o Paraná já rebaixado e América-MG e Vitória cada vez mais distantes da permanência na Série A, restariam oito clubes na briga para escapar da última vaga do descenso. Fluminense, Bahia e Botafogo, com 41 pontos, e Corinthians, com 40, ainda estão sob risco, mas a possibilidade de um deles ser rebaixado é muito remota.

Publicidade
Jogadores da Chapecoense comemoram gol no Pacaembu
Jogadores da Chapecoense comemoram gol no Pacaembu
Foto: Newton Menezes / Futura Press

Tudo leva a crer, agora, que essa disputa vai ficar centrada até o final da competição em Chapecoense e Sport, com 37 pontos, e Ceará e Vasco, ambos com 38.

Analisando-se o potencial dos adversários de cada um deles, chega-se a conclusão que a situação do Vasco é das mais delicadas. Só vai ter pedreira nas últimas cinco rodadas – Atlético-PR, São Paulo e Palmeiras, em casa; e Corinthians e Ceará, fora.

O Ceará terá ainda Bahia, Fluminense e Atlético-PR fora e atuará em Fortaleza contra Paraná e Vasco.

Os dois próximos jogos do Sport vão ser realizados em Recife: contra Vitória e Flamengo. Se vencê-los, praticamente se livra da queda. Depois, enfrenta Chapecoense e São Paulo fora e encerra sua participação recebendo o Santos em Recife.

Publicidade

Já a Chapecoense recebe nessa quinta (15) o Botafogo em Chapecó. Sai para confronto com o Grêmio e volta para casa a fim de jogar com o Sport. Na penúltima rodada, terá pela frente o Corinthians, em Itaquera, e, por fim, vai atuar contra o São Paulo, em casa. Se conseguir duas vitórias nas três partidas em seus domínios também deve fugir da degola.

Veja também

Borussia supera Bayern em clássico emocionante pela Bundesliga
Video Player
Fonte: Silvio Alves Barsetti
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades dos esportes?
Ativar notificações