Carlo Ancelotti anunciará sua segunda convocação para a Seleção Brasileira, com destaque para nomes em alta, como Richarlison e Wesley, enquanto Éderson, Rodrygo e Bento enfrentam problemas no início da temporada.
O técnico Carlo Ancelotti anunciará nesta segunda-feira, 25, às 15h30 (horário de Brasília), sua segunda convocação dese que assumiu o comando da Seleção masculina. A divulgação da lista acontece em meio ao início da temporada do futebol europeu, com a maioria das competições ainda na segunda rodada.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Apesar do pouco tempo, há alguns nomes que vêm se destacando mais do que outros nesses primeiros jogos no Velho Continente. Por outro lado, também tem quem sequer entrou em campo e pode pagar caro por isso pensando na próxima Copa do Mundo.
A lista desta tarde será válida para os jogos contra o Chile na quinta-feira, 4, no Maracanã, e Bolívia na cidade de El Alto, na terça-feira, 9. Com o Brasil já classificado para o próximo Mundial, os duelos marcam o encerramento das Eliminatórias da América do Sul.
Jogadores em alta no início da temporada europeia:
- Richarlison
Titular na Copa do Mundo de 2022, o ‘Pombo’ lutou contra lesões e amargou a reserva de Dominic Solanke na última temporada pelo Tottenham. Mas bastou alguns jogos de titular para o atacante brasileiro mostrar que não pode sair do radar de Ancelotti.
Titular já na Supercopa da Uefa contra o PSG, Richarlison foi o destaque da primeira rodada da Premier League com dois gols na vitória por 3 a 0 sobre o Burnley. No jogo seguinte, ele mostrou o lado garçom e deu assistências para os dois gols dos Spurs no 2 a 0 sobre o Manchester City.
Outro ponto que pesa a favor do centroavante é sua boa relação com Ancelotti, criada desde os tempos de Everton. Mesmo em um período ainda de oscilação, ele voltou a ser convocado para a Seleção Brasileira já na primeira lista do treinador italiano.
- Wesley
Quem também começou a temporada europeia com o pé direito foi o lateral ex-Flamengo. Logo em sua estreia oficial com a camisa da Roma, o garoto de 21 anos marcou o gol da vitória sobre o Bologna e foi eleito o melhor jogador da partida.
Assim como Richarlison, Wesley esteve na primeira lista de Ancelotti. O lateral, porém, foi o escolhido para ficar fora da lista de relacionados no jogo contra o Equador e, posteriormente, ficou na reserva contra o Paraguai.
- Estêvão
Surpreendendo os mais pessimistas, a joia revelada pelo Palmeiras tem conseguido sequência em seu começo de trajetória no Chelsea. Ainda torneio de pré-temporada, ele caiu nas graças da torcida com gol sobre o Bayer Leverkusen.
A confiança do técnico Enzo Maresca no garoto de 18 anos seguiu para os jogos da Premier League. Após entrar no decorrer do empate sem gols contra o Crystal Palace na primeira rodada, o craque entrou como titular, foi bastante participativo na goleada por 5 a 1 sobre o West Ham e, mesmo sem balançar a rede, foi eleito o melhor jogador em campo.
Jogadores que começam a temporada em baixa:
- Ederson
Antes incontestável tanto no Manchester City como nas convocações da Seleção Brasileira, o goleiro começou a temporada na reserva de James Trafford. Embora exista a possibilidade de Pep Guardiola voltar a usar o brasileiro, há rumores de uma negociação de Gianluigi Donnarumma com a equipe britânica.
Ao mesmo tempo, a imprensa inglesa repercute o interesse do Galatasaray, da Turquia, em Ederson. A pouco menos de um ano para a próxima Copa do Mundo, uma saída do Etihad Stadium pode ser a melhor opção para o goleiro.
Lesionado na ocasião, ele já havia ficado fora da primeira convocação de Ancelotti. Na lista, o técnico optou por Alisson, do Liverpool, Bento, do Al Nassr, e Hugo Souza, do Corinthians.
- Rodrygo
Em situação parecida com a de Ederson, o camisa 11 tem sofrido com o banco de reservas no Real Madrid. A falta de espaço do craque começou por causa de problemas físicos já na reta final da passagem de Ancelotti pelo Santiago Bernabéu e continuou com Xabi Alonso.
No domingo, 24, o treinador até recolocou o brasileiro entre os titulares contra o Oviedo, no lugar de Vinícius Júnior. O que parecia ser o começo de uma volta por cima, porém, terminou com Rodrygo sendo substituido aos 18 minutos do segundo tempo e esbravejando no banco de reservas.
- Bento
Fora da Europa, ele é o principal nome entre os considerados ‘terceiros goleiros’ da Seleção Brasileira nos últimos anos, o jogador revelado pelo Athletico-PR começou a temporada falhando na final da Supercopa Saudita entre Al Nassr e Al Ahli.
Além disso, ele não pegou nenhuma das cobranças de pênaltis do rival. Com a atuação abaixo do esperado do goleiro, Cristiano Ronaldo segue com a seca de títulos, iniciada em 2023.