Alisson amplia tradição do Inter na Seleção; relembre jogadores ligados ao clube em Copas do Mundo

Goleiro amplia lista de jogadores ligados ao Inter que defenderam a Seleção Brasileira em Copas do Mundo ao longo da história

19 mai 2026 - 08h03
(atualizado às 08h51)
Alisson amplia tradição do Inter na Seleção —
Alisson amplia tradição do Inter na Seleção —
Foto: Franklin Jacome/Getty Images / Esporte News Mundo

Formado nas categorias de base do Internacional, o goleiro Alisson chegará à sua terceira participação consecutiva em Copas do Mundo com a Seleção Brasileira.

Cotado novamente para assumir a titularidade do Brasil, o arqueiro mantém viva uma longa relação entre o clube gaúcho e o principal torneio do futebol mundial.

Publicidade

Ao longo das décadas, atletas revelados ou que defenderam o Colorado marcaram presença em diferentes edições do Mundial, desde os anos 1950 até os torneios mais recentes.

Primeiros representantes do Inter em Copas

A trajetória colorada em Mundiais começou ainda na Copa de 1950, disputada no Brasil. Na ocasião, o zagueiro Nena e o atacante Adãozinho integraram a Seleção Brasileira que terminou vice-campeã após a derrota para o Uruguai na decisão realizada no Maracanã — confronto eternizado como "Maracanaço".

Já em 1974, o Internacional teve dois jogadores entre os titulares da Seleção na Copa da Alemanha Ocidental. O volante Paulo Cesar Carpegiani e o atacante Valdomiro chegaram ao torneio como destaques do time gaúcho, que no ano seguinte conquistaria o primeiro Campeonato Brasileiro de sua história.

Os dois participaram de seis partidas naquela edição. Valdomiro ainda marcou um gol diante do Zaire, mas o Brasil acabou eliminado na segunda fase.

Publicidade

Falcão ficou fora em 1978

Na Copa do Mundo de 1978, realizada na Argentina, o nome mais pedido pelos torcedores brasileiros era o de Falcão, então um dos grandes destaques do Internacional. Apesar da pressão popular, o meia não foi convocado.

O único representante colorado no elenco brasileiro acabou sendo o volante Batista, que participou da campanha da Seleção naquele Mundial.

Inter manteve sequência de convocados nos anos 1980

Quatro anos depois, na Espanha, o Internacional voltou a ter um atleta convocado. O lateral-esquerdo Edevaldo integrou o grupo brasileiro na Copa de 1982 como opção para a posição ocupada por Leandro. Sua única participação ocorreu no duelo contra a Argentina.

Na Copa de 1986, disputada no México, o zagueiro Mauro Galvão foi chamado para defender a Seleção Brasileira. Reserva durante toda a competição, ele não entrou em campo. O Brasil acabou eliminado nas quartas de final após disputa de pênaltis.

Taffarel ganhou protagonismo em 1990

O Mundial da Itália, em 1990, marcou a consolidação de outro nome revelado pelo Internacional. Taffarel assumiu a titularidade da Seleção Brasileira e participou de quatro partidas na campanha encerrada nas oitavas de final diante da Argentina.

Publicidade

A presença do goleiro ampliou uma sequência importante do clube gaúcho, que chegou à quinta Copa consecutiva com representantes no elenco brasileiro.

Ídolos revelados pelo Inter também defenderam o Brasil

Além de atletas que estavam no elenco colorado durante as Copas, o Internacional também revelou jogadores que defenderam a Seleção em Mundiais mesmo atuando por outros clubes.

Um dos primeiros casos foi o lateral-direito Paulinho de Almeida. Revelado pelo Inter, ele se transferiu para o Vasco em 1954 e, no mesmo ano, disputou a Copa do Mundo pela Seleção Brasileira.

Outro nome histórico é Falcão. Considerado um dos maiores ídolos da história colorada, o ex-meia participou das Copas de 1982 e 1986. Na primeira, atuava pela Roma, da Itália. Já no segundo Mundial, defendia o São Paulo e encerrou a carreira pouco depois da competição.

Jogadores ligados ao Inter em Copas do Mundo

Copa de 1990

  • Dunga
  • Mauro Galvão

Copa de 1994

  • Taffarel
  • Dunga
  • Gilmar

Copa de 1998

  • Taffarel
  • Dunga

Copa de 2010

  • Nilmar

Copa de 2018

  • Alisson
  • Fred
  • Taison

Copa de 2022

  • Alisson
  • Fred
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se