Bradley Wiggins se torna o 1º britânico a vencer a Volta da França

22 jul 2012 - 13h05
(atualizado às 16h02)

Bradley Wiggins foi saudado por milhares de fãs com bandeiras da Inglaterra em Champs Elysées, em Paris, ao vencer a 99ª edição da Volta da França neste domingo, tornando-se o primeiro britânico a conquistar a famosa prova.

Wiggins chegou com tranquilidade na vigésima e última etapa, um percurso de 120 quilômetros desde Rambouillet, ajudando Briton Mark Cavendish, seu compatriota e companheiro na equipe Sky, a conquistar a vitória.

"Que chegada, foi uma coisa, Mark ganhou o palco depois que o conduzimos à final. Maravilhoso, maravilhoso", disse o campeão. "Mark continua imbatível nos Champs Elysées, o plano era este hoje de manhã".

Questionado sobre estar fazendo história, Wiggins acrescentou: "tenho que começar a me acostumar com isso agora, o que é estranho. É missão cumprida".

No ano que vem, os especialistas em subidas Alberto Contador e Andy Schleck, devem voltar à competição, após sofrerem uma suspensão por doping e uma lesão, respectivamente.

Uma rota potencialmente mais íngreme em julho do ano que vem também pode ameaçar o domínio de Wiggins, assim como Chris Froome, rival da equipe Sky, que chegou em segundo este ano.

Cavendish, que agora ultrapassou André Darrigade e Lance Armstrong com suas 23 vitórias em etapas da competição, venceu as quatro disparadas que disputou na famosa avenida parisiense.

Ele é também o primeiro campeão mundial defendendo o título a vencer na subida para o Arco do Triunfo. O belga Eddy Merckx detém o recorde de 34 vitórias em etapas da Volta.

"É incrível", disse Cavendish à TV francesa, segurando sua bebê Delilah Grace nos braços.

"Para mim, esta corrida é tudo, meu ano todo gira em torno dela", afirmou, ciente de que a prova olímpica de Londres acontece no próximo sábado.

No geral, Wiggins esteve à frente do compatriota Chris Froome em 3min21, e do italiano Vincenzo Nibali por 6min19. "Voltem com segurança e não fiquem muito bêbados", disse Wiggins aos milhares de torcedores quando subiu ao pódio.

Wiggins comemorou o título da famosa competição: "é missão cumprida"
Wiggins comemorou o título da famosa competição: "é missão cumprida"
Foto: EFE
  
TAGS
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades dos esportes?
Ativar notificações