Franclim Carvalho destaca ajustes no Botafogo antes de retomada do Brasileirão

Treinador celebra pausa durante a Copa do Mundo e faz análise sobre o período preparatório; confira

14 jul 2026 - 15h25
Técnico Franclim Carvalho em treino do Botafogo no CT Lonier –
Técnico Franclim Carvalho em treino do Botafogo no CT Lonier –
Foto: Vítor Silva/Botafogo / Jogada10

O Botafogo volta a campo nesta quinta-feira (16/7) para enfrentar o Santos, pela retomada do Brasileirão. Durante o período sem jogos, o técnico Franclim Carvalho aproveitou o tempo de treinamentos para trabalhar mudanças na equipe, principalmente na fase ofensiva e na organização defensiva.

Segundo o treinador, em declarações ao canal oficial do Botafogo no YouTube, nesta terça (14/7), a ideia é oferecer novas alternativas com a bola para enfrentar adversários que atuem de forma mais fechada ao longo do segundo semestre.

Publicidade
Técnico Franclim Carvalho em treino do Botafogo no CT Lonier –
Foto: Vítor Silva/Botafogo / Jogada10

"Temos tido espaço para introduzir uma nuance diferente com bola. Acho que isso pode ser importante para desbloquear alguns jogos. No segundo semestre, as equipes olham muito para o resultado, e acredito que vamos encontrar adversários mais fechados, à espera. Também estamos trabalhando melhor a organização defensiva, porque a nossa equipe se projeta muito ao ataque e precisamos estar preparados para esses momentos", declarou o português.

"Maravilha", diz o técnico do Botafogo sobre pausa

Franclim destacou que a pausa no calendário foi importante para aprofundar conceitos que normalmente ficam em segundo plano por causa da sequência de partidas. Afinal, na avaliação do português, o período de treinamentos permitiu um trabalho mais detalhado em diferentes aspectos do jogo.

"Para mim, como treinador, é uma maravilha ter este período para treinar. No Brasil, os jogadores estão muito habituados a jogar de três em três dias. Para nós, isso ainda causa alguma dificuldade. Quando estamos competindo, precisamos ter muito cuidado com a parte física", analisou.

Por outro lado, o comandante revelou que precisou controlar o próprio ritmo durante as atividades. Acostumado a sessões intensas de treinamento, ele explicou que contou com o apoio da equipe de preparação física para equilibrar a carga aplicada ao elenco.

Publicidade

"Sou um treinador que gosta de treinar forte. Muitas vezes quero trabalhar mais a parte tática, mas o preparador físico e o Núcleo de Saúde e Performance acabam me segurando um pouco. Esse controle também faz parte do processo", encerrou.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações