O Botafogo vai fazer sua estreia no Brasileirão, nesta quinta-feira (29), contra o Cruzeiro, em meio a uma sequência decisiva de clássicos no começo da temporada. Além de enfrentar a equipe celeste, o Alvinegro ainda vai ter clássicos contra Fluminense e Vasco.
A Raposa será o primeiro grande desafio desde que Martín Anselmi assumiu o comando da equipe. Em seus primeiros dois jogos sob o comando do argentino, o Alvinegro conquistou duas vitórias no Campeonato Carioca. No entanto, ainda terá os dois clássicos nos próximos dois finais de semana para buscar sua vaga nas quartas de final do estadual.
No entanto, antes disso, o Botafogo terá que enfrentar um adversário que não vence há quase dez anos. A última vitória da equipe sobre o Cruzeiro foi em 2016, quando venceu por 2 a 0, no Mineirão, com gols de Camilo e Canales, em uma das vitórias chaves para a classificação para a Libertadores naquela ano.
Desde então, as duas equipes se enfrentaram 15 vezes por todas as competições. Neste período, a Raposa conquistou seis vitórias e as equipes empataram nove vezes.
No ano passado, as equipes se enfrentaram duas vezes pelo Campeonato Brasileiro. No primeiro turno, o Cruzeiro venceu por 2 a 0, no Nilton Santos. No segundo turno, o Botafogo saiu perdendo por 2 a 0, no Mineirão, mas buscou o empate no segundo tempo com gols de Marçal e Alex Telles.
Para a partida, o técnico Martín Anselmi não poderá contar com Tucu Corrêa e Chris Ramos. Por outro lado, Bastos voltou a ser relacionado após ter ficado de fora contra o Bangu e Kadir voltou após ter sido liberado para defender o Panamá em amistosos.
Com isso, o Botafogo deve ir com o mesmo time base que tem começado os últimos jogos pelo Campeonato Carioca. No entanto, Marçal pode ganhar a vaga de Newton no miolo de zaga e Artur começar sendo titular e levar o uruguaio Santi Rodríguez para o banco de reservas no ataque.
O provável time do Botafogo: Neto; Ponte, Newton (Marçal) e Barboza; Vitinho, Allan, Danilo e Alex Telles; Santi Rodríguez (Artur), Montoro e Arthur Cabral.