Prefeitura do Rio apresenta plano de Autódromo para desafiar F1 em SP

Com investimento privado de R$1,3 bilhão, circuito de Guaratiba promete padrão internacional e mira o retorno da Formula 1 à cidade

6 nov 2025 - 18h30
Projeção do Autódromo do Rio de Janeiro
Projeção do Autódromo do Rio de Janeiro
Foto: Divulgação/Câmara do Rio de Janeiro / Esporte News Mundo

O Rio de Janeiro deu mais um passo em direção ao retorno da Formula 1. Em evento realizado nesta quinta-feira (6), na Cidade das Artes, o prefeito Eduardo Paes apresentou o projeto do novo Autódromo Parque de Guaratiba, que promete recolocar a capital fluminense no mapa do automobilismo mundial.

O empreendimento, totalmente financiado pela iniciativa privada, terá investimento estimado em R$1,3 bilhão e capacidade para 120 mil pessoas. As obras devem começar no primeiro trimestre de 2026, com previsão inicial de dois anos de duração.

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Paes, no entanto, preferiu adotar um tom mais cauteloso e projetou a conclusão para 2029. "A gente acredita muito nos prazos, estamos falando aqui de dois anos de obra, mas para iniciar no primeiro trimestre de 2026. Como sou sempre uma pessoa zelosa com prazos, imagino que em 2029 a gente vá ter esse autódromo pronto", declarou o prefeito.

Durante a apresentação, o prefeito aproveitou para lançar um desafio à cidade de São Paulo, atual sede do Grande Prêmio do Brasil de Formula 1. "Eu deixo um desafio para São Paulo: aumente o volume, que a F1 vai voltar para o Rio de Janeiro! Temos uma previsão de inauguração para 2028", afirmou Paes, arrancando risos e aplausos da plateia.

O projeto do Parque de Guaratiba foi desenvolvido por um consórcio que reúne Populous, Driven, WSP e RLB, empresas com experiência em grandes complexos esportivos, incluindo o circuito de Silverstone, no Reino Unido.

A pista, de 4,71 km e 10 curvas no sentido anti-horário, foi desenhada com base nos padrões da FIA Grau 1 e FIM Grau A, o que permitirá receber as principais competições de automobilismo e motovelocidade do mundo.

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De acordo com os engenheiros, o circuito foi planejado para favorecer as ultrapassagens, podendo atingir velocidade média de 241 km/h em simulações com parâmetros da Formula 1. Além disso, haverá 11 variações de traçado, o que permitirá o uso em diferentes categorias e eventos.

O complexo ocupará uma área de 2 milhões de metros quadrados, a cerca de 1h20 do Aeroporto Internacional do Galeão.

Além do autódromo principal, o espaço contará com kartódromo, automóvel clube, vila temática, centro de experiências, camarotes, arquibancadas, lojas, centro de mídia, áreas de hospitalidade, heliponto e estacionamento.

O projeto também prevê captação de água da chuva, uso sustentável dos recursos e integração com o transporte público, incluindo a construção de uma nova estação do BRT.

"Esse é um projeto com recurso privado, que não tem dinheiro do imposto do carioca. É um trabalho de longo prazo, mas já está mais do que comprovado que grandes eventos são bons para a economia da cidade e para quem mais precisa", destacou Paes. "Agora o desafio é trazer de volta a Formula 1, a motovelocidade, a Formula Indy. É pensar em todas as alternativas que pudermos ter aqui no Rio."

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O porta-voz da Populous, Thiago Nunes, reforçou o caráter emblemático do projeto: "O local certamente se tornará um novo ícone esportivo voltado à experiência do público no Rio, contribuindo para revitalizar o automobilismo internacional na região".

Com o projeto aprovado pela Câmara dos Vereadores, o Autódromo Parque de Guaratiba desponta como a principal aposta do Rio de Janeiro para retomar o protagonismo nas pistas e, quem sabe, reconquistar o Grande Prêmio do Brasil.

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