Pré-temporada F1 2024: festival de dados do primeiro dia

Ao final do primeiro dia, alguns dados podem ser observados e ajudam a entender alguns dos rumos dos testes

21 fev 2024 - 21h07
Esteban Ocon e Alex Albon durante o primeiro dia de testes
Esteban Ocon e Alex Albon durante o primeiro dia de testes
Foto: Pirelli Motorsport

Tivemos o primeiro dia de treinos da (curta) pré-temporada da F1 2024. Ainda muito cedo para tirar conclusões. Mas já temos algumas informações que podem dar algumas indicações do que rolou na pista. Como até falamos no texto do modo de usar dos testes, não temos ideia dos programas dos times e pilotos. Então, uma real situação mesmo do grid vai aparecer na semana que vem.

Mas como somos teimosos, bora de dados....Com a ajuda do amigo José Pedro Morgado, do BibliomaniaF1, algumas informações deste primeiro dia foi feito.

Publicidade

Numero de voltas

Chama a atenção o numero de voltas dadas. Dos 18 pilotos que estiveram na pista, 14 andaram a mesma distância do GP do Bahrein ou mais (57 voltas). Verstappen fez o equivalente a 2 GPs e meio...

Numero de voltas
Foto: Sergio Milani

Isso mostra a questão da durabilidade dos carros e até mesmo como os mecânicos tem sido cada vez mais eficientes para tratamento dos trabalhos.

Em relação às equipes, tirando a Williams, que acabou sendo prejudicada pela saída de Logan Sargent, um numero razoável de voltas também foi cumprida, o que serve para dar um grande volume de dados para tratamento e entendimento dos projetos. Embora tenha ficado no fim da tabela de tempos, a Haas foi quem andou mais neste primeiro dia.

Publicidade
Numero de voltas por equipes
Foto: Sergio Milani

Em relação a motores, a Mercedes foi quem deu mais voltas. Mas se pegarmos por equipes, a Ferrari acaba sendo quem andou mais. A Alpine só fica com ela mesma e isso acaba por prejudicar o desenvolvimento. Mas escolhas são escolhas...

Numero de voltas por motor
Foto: Sergio Milani

Em relação aos pneus, a maioria das voltas foi feito com o C3, o composto médio da gama da Pirelli e que será o mais macio do próximo fim de semana. Algumas voltas foram feitas com os mais duros (C1 e C2), mas chega a pouco mais de 2% das 1236 voltas dadas nesta quarta

Foto: Sergio Milani

Setores da pista

Comparativo voltas rapidas dia 1 Bahrein
Foto: F1 Telemetry Data / X

Aqui trazemos os dados do perfil F1 Data Telemetry. Como falamos antes, não sabemos exatamente qual é o programa de cada equipe e piloto. Mas aqui chama a atenção do domínio da Red Bull e Max Verstappen. Carlos Sainz, que marcou o terceiro tempo dia, chamou a atenção em trechos em que dependia de um maior uso de energia, enquanto Lando Norris, se sobressaiu nas curvas 4 e 13, além da saída da curva 10, onde é preciso uma boa retomada.

É preciso ver estes dados amanhã, pois as equipes devem usar um pouco mais de potência e poderemos também ter uma ideia melhor de como está o escalonamento de marchas, que é fixo para toda a temporada.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se