McLaren: Há motivos para comemorar o resultado de Imola?

Em uma análise inicial, Imola não foi tão ruim. Mas dadas a condição do MCL39 e as escolhas feitas pela McLaren, o resultado não entregou

19 mai 2025 - 07h59
Norris e Piastri brindando no pódio em Imola. Há motivos para sorrisos?
Norris e Piastri brindando no pódio em Imola. Há motivos para sorrisos?
Foto: McLaren Racing / Divulgação

Ao final do GP da Emilia-Romagna, a McLaren publicou em suas redes sociais algumas informações que não poderiam ser descartadas e serem vistas como algo ruim: seus dois pilotos chegaram no pódio (Lando Norris e segundo e Oscar Piastri em terceiro) e seguem na liderança do campeonato. Além disso, a McLaren ainda é lider do campeonato de Construtores, incluive ampliando a diferença para Mercedes e Red Bull.

Não seria motivo para que o time papaya saisse contente de Imola? Sim.

Publicidade

Só que a narrativa, embora não seja descolada da realidade, não demonstra o real sentimento da McLaren. Afinal, o time tinha total conhecimento de que o MCL39 tinha uma ótima perspectiva de seguir sendo o líder do grupo. Às vésperas de Imola, veio a notícia de que a FIA tinha verificado alguns aspectos do carro, especialmente na gestão dos pneus e dos freios. Inclusive voltou a conversa da presença de água nos pneus para ajudar na gestão da temperatura, que havia batido ponto na segunda parte da temporada passada.

Os treinos mostraram que a McLaren era o principal carro. Mesmo com a receita de pneus mais macios trazidos pela Pirelli mostravam que Norris e Piastri tinham as melhores condições na simulação de corrida feita no TL2. No sábado, Verstappen mostrou que a Red Bull poderia incomodar nos treinos, com as modificações trazidas para trazer mais estabilidade à traseira, dando resultados.Piastri conseguiu ser o mais veloz. Norris não conseguiu ir além, ficando em quarto. 

Norris e Piastri em ação em Imola: McLaren segue na frente e Piastri lidera o campeonato. Mas os sorrisos são amarelos
Foto: McLaren Racing / Divulgação

A armada mclarista começava a ficar em perigo...

Imola é uma pista que só tem um unico ponto de ultrapassagem clara, que é a zona de DRS. Largar na frente é importante para a vitória. Piastri sabe que tem de se impor se quer vencer a prova. Quem quer que seja. E assim o fez, conseguindo até um bom pulo, mas se preocupando em travar Russell.

Publicidade

Isso faz o traçado normal da pista que chega à freada da Tamburello ficar loivre para Verstappen. Deixa a raposa tomando comnta do galinheiro é um problema sério. O tetracampeão usou a energia disponível, retardou a freada e se colocou ao lado de Piastri para ter a vantagem da segunda perna à direita para a tangencia e ganhar a liderança.

Neste momento, restou a paciência. Esta situação aconteceu antes e a McLaren viu a Red Bull perder terreno por não tratar tão bem os pneus e ganhar a posição quando das paradas de box. Lembrando que Piastri e Verstappen tinham largado com os pneus médios (C5). A previsão inicial da Pirelli era que estes pneus durassem entre 19 e 25 voltas.

Só que aparentemente a Red Bull do velho testamento parecia voltar a aparecer: Verstappen conseguia manter um ritmo decente e ia abrindo distância de Piastri. A esta altura, Norris se mantinha na quarta posição preso atrás de George Russell. A McLaren orientava seus pilotos a manterem uma certa distância dos carros da frente para que o ar sujo não fizesse os pneus se desgastarem demais...

Entretanto, aqui entrou um ponto que este espaço fala desde o ano passado: a McLaren tem que voltar a ter uma mentalidade vencedora, de equipe que luta por títulos. E em Imola mostrou que ainda não está pronta para isso....

Publicidade

Charles Leclerc antecipou a parada prevista visando escapar do tráfego e andar mais tempo com pista livre, indo para os boxes na volta 10. Na volta seguinte, Russell, que havia largado com médios usados, vai para os boxes. Aqui, a equipe de estratégia consulta Piastri sobre seus pneus e decide trazer o australiano para os boxes para tentar aproveitar a pista livre e se defender de um possível ataque da Mercedes.

Só que houve um ligeiro problema na hora do trabalho na roda dianteira direita, fazendo Piastri perder tempo. Isso faz o australiano cair para a 12ª posição. Com isso, Norris assumia a segunda posição, mais de nove segundos atrás de Verstappen, sem conseguir se aproximar da Red Bull. A esta altura, a corrida já se mostrava à feição de Max Verstappen.

Quadro de paradas em Imola: a decisão de antecipar a parada de Piastri saiu caro para a McLaren
Foto: Pirelli Motorsport

Com a adoção do Carro de Segurança Virtual, a situação ficou complicada de uma vez, já que Verstappen aproveitou para fazer a sua troca e ir com o jogo de pneus duros até o final. Norris parou uma volta antes de Verstappen e a McLaren trouxe Piastri para os boxes na volta 30 de modo a tentar igualar o jogo e aproveitar a perda minima de tempo. Nao deu certo.

A partir daí, a torcida da McLaren era que acontecesse algo com Verstappen. Fora isso, não havia o que fazer. Houve a entrada do Carro de Segurança real na volta 46 por conta da parada de Kimi Antonelli, o que fez a Red Bull entrar novamente nos boxes. Norris também entrou, mas usou um jogo de pneus duros (C4) já usados, enquanto Piastri teve que se arrastar até o final porque não tinha mais nenhum jogo de pneu novo disponível para uso.

Publicidade

No fim, Norris passou Piastri e chegou em segundo, garantindo o restante do pódio para a McLaren. Diante do quadro, não foi tão ruim. Só que Verstappen tem conseguido se aproveitar dos momentos que que a dupla de Zak Brown pisca os olhos ou a equipe acaba por cometer erros estratégicos. Foi assim que a segunda parte de 2024 se desenrolou e a McLaren parece não ter aprendido com os fatos.

Ainda não é motivo para pânico, mas as luzes de alerta em Woking devem começar a acender. Título de Construtores é ótimo para as finanças, mas ter um piloto campeão projeta muito mais a marca e atrai mais parceiros ainda. Zak Brown sabe disse e deve redobrar seus cuidados. Pódios são bons, mas quando seu concorrente se aproveita de suas falhas...pode ser tarde demais.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se