Conforme já era esperado, a Ferrari anunciou nesta quarta-feira o retorno de Kimi Raikkonen à equipe como piloto titular para a temporada 2014 da Fórmula 1. O finlandês correu pela escuderia entre 2007 e 2009, e era titular da Lotus desde seu retorno à F1 em 2012. O acordo tem duração de dois anos.
Em nota oficial de boas-vindas, a Ferrari confirma o acerto. "A Scuderia Ferrari anuncia que chegou a um acordo de colaboração com Kimi Raikkonen. O finlandês correrá ao lado de Fernando Alonso pelas próximas duas temporadas", resume o comunicado.
A contratação de Raikkonen era bastante especulada pela imprensa europeia nas últimas semanas, e ganhou força após Felipe Massa divulgar na terça-feira que não permanecerá no time em 2014. Massa ainda não tem seu futuro definido, mas a vaga deixada pelo próprio finlandês na Lotus é uma possibilidade bastante cogitada.
Ao fim da atual temporada, Felipe Massa terá completado oito temporadas como titular da Ferrari (2006 a 2013), além de ter trabalhado no time como piloto de testes em um ano anterior (2003). Serão 141 corridas disputadas, contabilizando 134 até aqui. Até o GP da Itália disputado no último fim de semana, foram 36 pódios (11 vitórias) e 744 pontos conquistados.
Aos 33 anos, Raikkonen disputou 52 corridas pela Ferrari entre 2007 e 2009. Ao todo, foram 26 pódios (50%) neste período, ocupando o primeiro lugar em nove ocasiões. Campeão mundial em 2007, graças à vitória cedida por Felipe Massa no Brasil, ele foi ainda o terceiro colocado em 2009.
Raikkonen será companheiro de Fernando Alonso, que tem contrato com a Ferrari até 2016. Curiosamente, foi justamente sobre Fernando Alonso (então na McLaren) que Kimi conquistou seu único título mundial. Alonso era um dos favoritos à conquista, assim como seu então companheiro Lewis Hamilton, mas as falhas na estratégia da McLaren permitiram uma reação improvável: Raikkonen terminou com 110 pontos, contra 109 de Alonso e Hamilton.
Publicidade
Com o acerto, Raikkonen aumenta a lista de pilotos que saíram da Ferrari e acabaram voltando. Alberto Ascari (1950 a 1953, foi para a Maserati e voltou em 1954), Mike Hawthorn (1953 a 1954, depois 1955, e 1957 a 1958), Jacky Ickx (1968, depois 1970 a 1973), Clay Regazzoni (1970 a 1972, depois 1974 a 1976), Mario Andretti (1971 a 1972, depois 1982) e Gerhard Berger (1987 a 1989, depois 1993 a 1995) foram todos recontratados pela escuderia italiana.
1 de 14
Kimi Raikkonen está de volta à Fórmula 1. Anunciado nesta quarta-feira como piloto da equipe para 2014, o finlandês retorna à escuderia pela qual conquistou seu único título na categoria, em 2007. Relembre a carreira do "Homem de Gelo"
Foto: Getty Images
2 de 14
Raikkonen debutou na F1 na temporada de 2001; o piloto, que foi contratado pela Sauber após bons resultados na Fórmula Renault, disputou seu primeira corrida na principal categoria do automobilismo no GP da Austrália e outros pilotos também estrearam na ocasião: o colombiano Juan Pablo Montoya, pela Williams, o espanhol bicampeão da F1 Fernando Alonso, com a Minardi, e o brasileiro Enrique Bernoldi, pela Arrows
Foto: Getty Images
3 de 14
Após uma boa temporada de estreia na principal categoria do automobilismo pela Sauber, o finlândes, no ano seguinte, foi contratado pela McLaren e terminou o Mundial na sexta posição, com 24 pontos; os melhores resultados em 2002 foram três vezes o terceiro lugar (Austrália, Europa e Japão)
Foto: Getty Images
4 de 14
Raikkonen permaneceu na escuderia inglesa por cinco temporadas e foi duas vezes vice-campeão da Fórmula 1: 2003 e 2005. Com a aposentadoria do alemão Michael Schumacher, o finlandês foi contratado pela Ferrari em 2007
Foto: Getty Images
5 de 14
Logo em seu primeiro ano pela escuderia italiana, Kimi chegou ao auge de sua carreira, com o título do Mundial de pilotos; a conquista veio de maneira dramática, com definição apenas na última corrida, no GP do Brasil
Foto: Getty Images
6 de 14
Companheiro de Massa na Ferrari, Raikkonen - que consquistou o apelido de "Homem de Gelo" por não vibrar com suas conquistas -, além da vitória em solo brasileiro, subiu cinco vezes ao lugar mais alto do pódio em 2007 (Austrália, França, Inglaterra, Bélgica e China)
Foto: Getty Images
7 de 14
No ano seguinte, o piloto finlandês não conseguiu obter o mesmo desempenho de 2007 e terminou a temporada apenas na terceira colocação
Foto: Getty Images
8 de 14
Em sua última temporada na Fórmula 1, em 2009, Raikkonen conquistou apenas uma vitória, no GP da Bélgica. Foi o terceiro resultado positivo do finlandês no circuito de Spa-Framcorchamps (2004, 2007 e 2008), o que lhe rendeu um novo apelido: "Rei de Spa"
Foto: Getty Images
9 de 14
Após frustradas negociações com McLaren e Mercedes no final de 2009, Raikkonen anunciou que deixaria a Fórmula 1 e iria para outra categoria do automobilismo: o rali
Foto: Getty Images
10 de 14
Após correr pela Citroën em 2010, Kimi fundou sua própria equipe em 2011, a Ice 1 Racing; nas pistas do rali, o piloto não teve um bom desempenho e não conquistou nenhuma vitória
Foto: Getty Images
11 de 14
Ainda em 2011, o finlandês teve uma rápida aparição, também sem sucesso, em outra categoria: na Nascar. Kimi foi às pistas apenas uma vez e não conseguiu se aproximar dos líderes
Foto: Getty Images
12 de 14
Raikkonen retornou à Fórmula 1 em 2012 para correr pel Lotus, uma incógnita para a temporada depois de comprar a Renault. E surpreendeu, terminando a temporada na terceira colocação do Mundial de Pilotos e vencendo uma prova: o Grande Prêmio de Abu Dhabi
Foto: Getty Images
13 de 14
O bom desempenho de Raikkonen pela Lotus levaram o finlandês a ter seu nome especulado recentemente na Red Bull, para formar dupla com Sebastian Vettel em 2014, depois da saída do australiano Mark Webber
Foto: Getty Images
14 de 14
Nesta terça-feira, porém, Massa anunciou nas redes sociais que não teria o contrato renovado com a Ferrari. No dia seguinte, a escuderia italiana oficializou o retorno de Kimi