F1: Pirelli dá possibilidade de várias estratégias no Japão

Embora seja uma pista que exija bastante dos pneus, temperatura mais baixa dá a possibilidade das equipes possam ter mais opções no Japão

6 abr 2024 - 20h58
Charles Leclerc durante dos treinos do GP do Japão
Charles Leclerc durante dos treinos do GP do Japão
Foto: Pirelli Motorsport

Aparentemente, a chuva não deve mais bater ponto no GP do Japão. Isso é um certo alento para que possamos ter ação na pista. Porém, é preciso ver a questão de como os pneus irão se comportar...

Suzuka é uma pista de concepção mais antiga, de raios longos e de asfalto relativamente abrasiva. Isso exige bastante dos pneus traseiros e faz com que a Pirelli mais uma vez seja conservadora na escolha dos compostos: novamente foi trazida a gama mais dura (C1/C2/C3).

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Foto: Pirelli Motorsport

O que poderia ser um fator que ajudaria os pilotos a economizar pneus, acaba influenciando mais ainda: a temperatura. Espera-se uma temperatura de cerca de 18º/20º C para a hora da corrida (cerca de 7º a 10º mais baixa do que ano passado). Pelas características da pista, com uma temperatura mais baixa, acaba havendo um cuidado para a gestão da borracha.

Junte a isso e o acréscimo da pressão aerodinâmica gerada este ano pelos carros em relação ao ano passado, a Pirelli tem optado a usar pressão de pneus mais altas para ajudar a reduzir a aderência e gerir os compostos.

Temos que lembrar que os pneus são pré-aquecidos a 70ºC e o asfalto em Suzuka tem estado este final de semana entre 28/35º C. Os pilotos têm que tratar com cuidado os pneus porque junte esta pista fria com as características do traçado, acontece o fenômeno da granulação (“graining”) por conta da temperatura interna do pneu ser maior do que a externa e a borracha vai toda embora...

Não é à toa que Mario Isola, o responsável pelos pneus Pirelli, colocou que os pneus macios (C3) podem ser efetivamente considerados para a corrida. Nas simulações feitas pelo fabricante, o composto é considerado na sequência inicial da prova. Em uma temperatura mais baixa e carro mais pesado, o uso deles pode ser interessante... Independentemente disso, a recomendação é de 2 paradas, como o quadro a seguir mostra.

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Foto: Pirelli Motorsport

Porém, o quadro dos pneus disponíveis deixa a dica de que Red Bull, Mercedes, McLaren e Ferrari apostarão nos médios e duros. Até tem pneus macios disponíveis, porém usados. O pessoal da segunda metade do grid tem sim pneus macios novos disponíveis e podem fazer este tipo de aposta. Mas os ponteiros devem ter como plano principal usar a segunda opção da Pirelli: médio / duro / médio.

Foto: Pirelli Motorsport
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