F1: Após treinos difíceis, Verstappen cobra mais velocidade da equipe

Depois de TL1 e TL2 complicados em Abu Dhabi, Verstappen admite que a Red Bull precisa evoluir rápido para brigar pela vitória.

5 dez 2025 - 15h22
Max Verstappen no autódromo de Yas Marina em Abu Dhabi
Max Verstappen no autódromo de Yas Marina em Abu Dhabi
Foto: Reprodução: X

O atual campeão mundial, Max Verstappen está no momento pessimista quanto às suas chances no GP de Abu Dhabi, já que sua Red Bull não demonstrou um ritmo desejável para competir com as McLaren na disputa pelo título de 2025.

O holandês terminou ambos os treinos livres  em segundo lugar, atrás do líder do campeonato, Lando Norris, com uma diferença abaixo dos 0,400s.

Publicidade

Isso acontece na final da temporada, onde Norris precisa apenas de um lugar no pódio para conquistar seu primeiro título, já que está 12 pontos à frente de Verstappen e 16 à frente de seu companheiro de equipe, Oscar Piastri . 

“Fiquei bastante satisfeito com o carro, só precisamos ser um pouco mais rápidos”, afirmou Max , que conquistou os quatro últimos títulos, desde 2021 até 2024.

“Ainda não estamos rápidos o suficiente, mas acho que, no geral, para nós, estamos em uma situação razoável por aqui.”

O quatro vezes campeão mundial ainda acrescentou que “há uma luta constante” em relação a sua Red Bull: "tanto em voltas rápidas quanto em arrancadas longas precisam ser melhores".

Publicidade

As dificuldades foram ainda com o carro de seu companheiro de equipe, que terminou em 15º no TL1 com Arvid Lindblad,  depois com Yuki Tsunoda , em seu último fim de semana pela Red Bull, que terminou em 17º.

Helmut Marko, consultor da Red Bull, concordou com Verstappen e afirmou que o desempenho da equipe, tanto em voltas rápidas quanto em ritmo de corrida, ainda está abaixo do esperado, destacando que o maior déficit está no terceiro setor.

Ele reconheceu que Verstappen segue à frente de Piastri, mas ressaltou que isso não melhora muito suas chances de título, já que Norris continua sendo o principal adversário. Marko também duvida que Mercedes ou Ferrari tenham ritmo suficiente para ameaçar a McLaren, o que significa que apenas um erro estratégico ou operacional de Norris poderia reverter o campeonato, algo que, segundo ele, “não dá para esperar três vezes”.

“Acho que fizemos um excelente retorno”, disse Marko , “Ampliamos nossa janela de trabalho e, quando o momento é certo, Max consegue atacar.”

Apesar disso, o consultor destacou a recuperação da Red Bull na segunda metade da temporada e elogiou o desempenho de Verstappen. Para Marko, a disputa contra a McLaren motivou toda a equipe e tornou o final da temporada ainda mais emocionante.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se