Decisão do Tribunal sobre testes da Mercedes fica para esta sexta-feira

20 jun 2013 - 14h43
(atualizado às 15h00)

Ficou para esta sexta-feira a decisão do Tribunal Internacional da FIA sobre o episódio envolvendo o teste de pneus feito pela Mercedes com o carro deste ano no mês de maio. Os advogados das três partes envolvidas - Mercedes, FIA e Pirelli - apresentaram diferentes argumentos durante a sessão ocorrida nesta quinta-feira, em Paris. Pelo discurso do representante legal da Federação, o desfecho mais provável é algum tipo de punição à Mercedes.

O próprio advogado da equipe, Paul Harris, argumentou em seu discurso no encerramento da sessão que a equipe merecia no máximo uma punição branda por utilizar o modelo de 2013 no teste ocorrido em Barcelona. Ele afirmou que a equipe fez contato por duas vezes com o delegado-técnico da FIA Charlie Whiting, que deu uma autorização informal. Por conta disso, o time não teria agido de má fé.

- Nós não teríamos procedido no uso do carro deste ano sem a concordância de Whiting. Se estamos errados, pedimos desculpas à FIA e às outras equipes pela quebra do artigo 22 do regulamento esportivo. Se houver uma punição, deveriam considerar algo menor, como uma reprimenda - solicitou Harris.

O time ainda afirmou que, se o artigo em questão for levado ao pé da letra, o time não pode ser punido pois quem realizou o teste foi a Pirelli, que alugou o circuito e comandou o trabalho feito para o desenvolvimento dos pneus. A fornecedora de pneus, por sua vez, argumentou que não pode ser sancionada pela FIA pois não é um competidor do Mundial de Fórmula 1 e, por isso, não pode ser punida por uma suposta violação do regulamento.

Mas os sinais dados pela federação são de que haverá algum culpado na história. O representante legal da FIA, Mark Howard, afirmou que o aval dado por Charlie Whiting para a Mercedes é “irrelevante” e representa apenas a interpretação do delegado técnico em relação ao regulamento, mas não uma permissão oficial.

Publicidade
Fonte: Lancepress! Lancepress!
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se