Só há uma certeza quando o assunto é treino classificatório da Fórmula 1 em 2020: a pole-position fica com a Mercedes. Mesmo com uma pista nova no calendário e formato diferente de fim de semana, a escrita se manteve: a sessão deste sábado (31) teve Valtteri Bottas derrotando Lewis Hamilton em briga particular para garantir a posição de honra no grid de largada em Ímola.
O finlandês, assim, reage na briga interna da Mercedes. É a quarta pole de Bottas no ano, enquanto Hamilton segue com nove. Nenhuma outra equipe conseguiu a posição de honra no ano até aqui.
Valtteri Bottas larga da pole-position (Foto: AFP)
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Max Verstappen voltou a ser terceiro, mas em uma classificação de drama da Red Bull. O holandês foi à pista e percebeu perda de potência, voltando de imediato à pista. O problema era no sistema elétrico do carro, exigindo conserto veloz dos mecânicos. Quando tudo parecia indicar uma eliminação precoce, o holandês conseguiu voltar à pista nos minutos finais, garantir ida ao Q3 e uma bela posição de largada.
Só que a estrela do dia talvez tenha sido Pierre Gasly. O francês manteve o excelente momento ao anotar a quarta melhor volta e garantir segunda fila no GP da Emília-Romanha. Daniel Ricciardo completou o top-5, reagindo após um começo de classificação mediano da Renault.
Alexander Albon fez uma atuação habitual para garantir o sexto lugar, superando Charles Leclerc. O top-10 contou ainda com Daniil Kvyat, Lando Norris e Carlos Sainz Jr.
Saiba como foi o treino classificatório do GP da Emília-Romanha
Q1 - Tráfego, voltas deletadas e brita
A classificação começou com voltas de instalação e todo mundo apostando de cara nos pneus macios. O primeiro líder da sessão foi Daniil Kvyat, anotando 1min15s412, superando até mesmo Max Verstappen e o companheiro Pierre Gasly.
Claro, seria uma glória breve: Lewis Hamilton fez volta de 1min15s144, assumindo a primeira posição. Só que Charles Leclerc tinha uma carta na manga, derrubando o britânico por apenas 0s021.
Só que a liderança de Leclerc também era temporária. Hamilton foi ainda melhor na segunda volta, conseguindo 1min14s574. Verstappen subiu para segundo, 0s4 atrás do novo ponteiro. Valtteri Bottas chegou a estar no top-3, mas teve volta deletada por exceder limites de pista.
Restavam 6 minutos e finalmente todos tinham tempos de volta. Latifi, Magnussen, Räikkönen, Albon e Bottas estavam na zona de eliminação. Os dois últimos por conta de voltas deletadas. Tão logo melhorassem, Grosjean e Giovinazzi ficariam abaixo da linha de corte. No caso de Bottas, a evolução foi para tomar o primeiro lugar, mantendo o sonho da pole.
Kevin Magnussen passou pela brita no fim do Q1 (Foto: Reprodução/TV)
O minuto final começou com Räikkönen, Russell, Latifi, Ricciardo e Giovinazzi na zona de eliminação. O australiano da Renault foi surpreendido pela evolução do pessoal do fundão e precisou de uma volta extra.
Ricciardo escapou com tranquilidade, enquanto Russell também encontrou tempo. A dupla da Haas pagou o preço: Grosjean e Magnussen foram eliminados juntos de Räikkönen, Latifi e Giovinazzi. No caso do dinamarquês, após um breve passeio pela brita.
Q2 - Drama e reação na Red Bull
O Q2 começou com as duplas de três equipes apostando logo de cara nos pneus médios. Os pilotos de Mercedes, Red Bull e Ferrari estavam crentes de que poderiam chegar ao Q3 sem apelar para os macios, o que daria vantagem na corrida.
Bottas e Hamilton fizeram dobradinha, separados por 0s058. Para Verstappen, drama: o holandês perdeu potência e precisou recolher para os boxes. Poderia ser um problema simples, mas não era: a Red Bull teve de tirar até a tampa do motor, indicando uma eliminação precoce do holandês.
O primeiro ciclo de voltas terminou com Albon, Stroll, Russell, Vettel e Verstappen na zona de eliminação. No caso do tailandês, muito por conta de uma rodada na Variante Alta. Indesejável, considerando a vontade de largar com esses médios. No do alemão, por um leve toque na brita.
Max Verstappen superou problema mecânico (Foto: AFP)
Apesar de tudo, Verstappen conseguiu voltar à pista com três minutos restando. Era um problema elétrico, resolvido sem muita perda de tempo. E, incrivelmente, ainda com médios.
Verstappen completou a reação ao alcançar o sexto melhor tempo, chegando ao Q3. Albon também melhorou, aparecendo em quarto.
Os eliminados foram Pérez, Ocon, Russell, Vettel e Stroll. Grande decepção para a Racing Point, que ficou fora do Q3 por completo. Estavam no Q3: Bottas, Hamilton, Gasly, Albon, Ricciardo, Verstappen, Leclerc, Kvyat, Sainz e Norris.
Q3 - A briga particular
O Q3 começou trazendo a já aguardada briga particular entre a dupla da Mercedes. Hamilton finalmente se viu em vantagem contra Bottas, mas não muita: só 0s031 separavam os dois. Verstappen, por sua vez, não estava tão ameaçador contra antes: o giro foi 0s700 pior que o do novo líder.
A vantagem de Hamilton era pequena sobre Bottas, mantendo a briga aberta entre os dois pela pole. O finlandês fez bom uso da oportunidade, tirando um coelho da cartola e sendo 0s097 mais rápido que o britânico. Verstappen consolidou o terceiro lugar, enquanto Gasly fez excelente trabalho ao ser quarto.
F1 2020, GP da Emília-Romanha, Ímola, grid de largada:
1 | V BOTTAS | Mercedes | 1:13.609 | ||
2 | L HAMILTON | Mercedes | 1:13.706 | +0.097 | |
3 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:14.176 | +0.567 | |
4 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:14.502 | +0.893 | |
5 | D RICCIARDO | Renault | 1:14.520 | +0.911 | |
6 | A ALBON | Red Bull Honda | 1:14.572 | +0.963 | |
7 | C LECLERC | Ferrari | 1:14.616 | +1.007 | |
8 | D KVYAT | AlphaTauri Honda | 1:14.696 | +1.087 | |
9 | L NORRIS | McLaren Renault | 1:14.814 | +1.205 | |
10 | C SAINZ JR | McLaren Renault | 1:14.911 | +1.302 | |
11 | S PÉREZ | Racing Point Mercedes | 1:15.061 | +1.452 | |
12 | E OCON | Renault | 1:15.201 | +1.592 | |
13 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:15.323 | +1.714 | |
14 | S VETTEL | Ferrari | 1:15.385 | +1.776 | |
15 | L STROLL | Racing Point Mercedes | 1:15.494 | +1.885 | |
16 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 1:15.918 | +2.309 | |
17 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:15.939 | +2.330 | |
18 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:15.953 | +2.344 | |
19 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:15.987 | +2.378 | |
20 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:16.208 | +2.599 | |
Tempo 107% | 1:18.762 | +5.153 |