Em Sonoma, Power bate brasileiro e consegue 8ª pole no ano
21 ago2010 - 20h15
(atualizado em 22/8/2010 às 16h13)
Sob grande expectativa pelo retorno à pista de seu maior acidente na carreira, o australiano Will Power superou o passado e cravou o melhor tempo no treino qualificatório para a etapa de Sonoma da Fórmula Indy. Deixando o brasileiro Helio Castroneves em segundo, ele conseguiu sua oitava pole em dez provas ocorridas na categoria até aqui. A corrida será neste domingo, às 18h45 (de Brasília), e será transmitida ao vivo pelo Terra
Power deixou para utilizar os pneus mais velozes apenas no treino final, e como resultado ficou fora do Top 6 na segunda movimentação. Assim, precisou de uma volta no último minuto para entrar no grupo dos seis mais rápidos. Uma vez dentro, correu no seu melhor nível e bateu o brasileiro, seu companheiro de equipe na Penske, por apenas 0s037 de diferença.
Em 2009, Power rodou em determinada curva da prova, encoberta por uma montanha após uma ladeira. Atravessado na pista, ele foi acertado em cheio por Nelson Philippe, sofrendo grave acidente e fraturando duas vértebras, além de ter uma concussão cerebral. Com as mudanças de segurança, no entanto, o australiano ficou mais tranquilo para voltar a prova em 2010.
Dario Franchitti, da Chip Ganassi, segundo colocado na classificação geral, veio logo atrás, em terceiro, seguido de Alex Tagliani, da Fazzt, Ryan Briscoe, também da Penske, e Scott Dixon, outro da Chip Ganassi, completando os seis mais velozes no treino que definiu o grid da prova.
O segundo brasileiro melhor colocado na prova foi Tony Kanaan, que ficou em nono lugar - seguido por Raphael Matos.
Ryan Hunter-Reay foi oitavo, e Justin Wilson o sétimo. Simona de Silvestro conseguiu a 11ª colocação, sendo acompanhada de perto por Dan Wheldon, 12º.
Assim como o personagem Dick Vigarista, do desenho animado "Corrida Maluca", muitos personagens da Fórmula 1 lançam mão de artíficios contestáveis na briga por vitórias. Confira alguns dos mais recentes:
Foto: Getty Images
2 de 8
Jean-Marie Balestre, ex-presidente da FIA, ficou famoso ao desclassificar Ayrton Senna no GP do Japão de 1989. Na ocasião, brasileiro se chocou com Alain Prost, mas conseguiu retornar à pista com ajuda de fiscais; sem vitória, Senna perdeu título e acusou Balestre de favorecer seu compatriota, o francês Alain Prost, campeão em 1989
Foto: Getty Images
3 de 8
Curiosamente, o chefe de equipe da McLaren, Ron Dennis, ameaçou ir à Justiça comum para tentar recuperar a vitória de Senna em Suzuka; Balestre então exigiu uma retratação pública da McLaren e de Senna, ameaçando tirar a equipe da categoria
Foto: Getty Images
4 de 8
Michael Schumacher e Rubens Barrichello roubaram a cena no começo da década - primeiro em 2001, quando o brasileiro cedeu o segundo lugar no GP da Áustria para o alemão; não satisfeita, a Ferrari repetiu a estratégia em 2002, na mesma pista, dando a vitória ao heptacampeão
Foto: Getty Images
5 de 8
Fernando Alonso era segundo no GP da Alemanha de 2010, até que um comunicado de rádio chegou a seu companheiro Felipe Massa, então líder; o brasileiro então abriu espaço para o espanhol, que herdou o primeiro lugar na polêmica dobradinha da Ferrari em Hockenheim
Foto: Getty Images
6 de 8
E não foi o primeiro escândalo envolvendo Fernando Alonso e um companheiro brasileiro. Em 2008, Nelsinho Piquet foi instruído a rodar e bater intencionalmente no muro do circuito de Cingapura, de forma a forçar a entrada do safety car e contribuir para a vitória de Alonso; na época, o espanhol - que venceu a corrida - alegou não saber do que acontecia
Foto: Getty Images
7 de 8
Atualmente afastado da F1, Flavio Briatore tem um longo histórico de polêmicas na categoria; antes da que envolveu Nelsinho Piquet e Fernando Alonso em 2008, o italiano foi acusado de manipular uma série de dispositivos eletrônicos na Benetton em 1994; na mesma temporada, Michael Schumacher foi campeão ao jogar o carro em cima de Damon Hill
Foto: Getty Images
8 de 8
Ex-mecânico da Ferrari, Nigel Stepney foi protagonista de um escândalo de espionagem na temporada de 2007; na ocasião, foi acusado de fornecer a um colega da McLaren informações técnicas do carro da equipe italiana, o que causou sua demissão