Federação de Atletismo aumenta pena do doping de 2 para 4 anos

8 ago 2013 - 12h04
(atualizado às 12h25)

A partir de hoje os atletas terão um incentivo ainda maior para não utilizarem substâncias proibidas. A Confederação Internacional de Atletismo (IAAF) anunciou, nesta quinta-feira, que a suspensão para quem for pego no exame antidoping aumentará de dois para quatro anos. Dessa forma, a instituição deixa a regulamentação igual à imposta pelo Código Mundial Antidoping, que passará a valer no dia 1 de janeiro de 2015.

"O novo código da Agência Mundial Antidoping (AMA) refletirá nossa firme vontade de reforçar as sanções, e a IAAF colocará em vigor a suspensão por quatro anos em casos graves de uso de substâncias dopantes", declarou a IAAF por meio de um comunicado.

Publicidade

Anteriormente, a confederação de atletismo já dava a punição de quatro anos, mas diminuiu para dois depois que passou a seguir as normas da AMA. O anúncio aconteceu pouco tempo antes do início do Campeonato Mundial de Atletismo, e a organização fez questão de ressaltar que os esforços para prevenir o uso de substâncias ilícitas serão ainda maiores.

"A IAAF tem uma obrigação ética com a esmagadora maioria de atletas e responsáveis que acreditam e querem um esporte limpo. A IAAF não fraquejará em sua vontade de fazer todo o possível para erradicar a trapaça", completou a instituição.

Gazeta Esportiva
Fique por dentro das principais notícias de Esportes
Ativar notificações