Darlan Romani quebra recorde três vezes e é campeão mundial indoor do arremesso do peso

19 mar 2022 - 22h13

Darlan Romani é campeão mundial indoor do arremesso do peso. Neste sábado, o catarinense de Concórdia, de 30 anos, levou o ouro com 22,53 m, recorde do campeonato, e ainda melhorou três vezes o recorde sul-americano em pista coberta da prova, durante o segundo dia de disputas do Campeonato Mundial Indoor de Atletismo, na Stark Arena, em Belgrado, Sérvia.

Darlan é o quarto campeão mundial indoor do Brasil e se junta a Zequinha Barbosa (800 m), Fabiana Murer (salto com vara) e Mauro Vinícius "Duda" da Silva (salto em distância).

Publicidade

A vitória de Darlan foi diante do bicampeão olímpico e recordista mundial Ryan Crouser, dos Estados Unidos, que ficou com a medalha de prata, com 22,44m, e o atual medalhista de bronze olímpico Thomas Walsh, da Nova Zelândia, com 22,31m. Assim, Darlan encerrou uma invencibilidade de 26 eventos de Crouser, considerado o maior arremessador do peso da história.

Na comemoração, deu a volta olímpica na pista de 200 metros da Stark Arena e posou para os fotógrafos de todo o mundo.

Após as celebrações, o atleta falou cobre a conquista em seu Instagram.

"Nossa medalha chegou e com recorde da competição. A responsabilidade aumenta mais ainda. Derrubei uma parede, um muro que tinha aí com esse quarto lugar. Bati na trave tantas vezes. Nosso sonho era fazer história e demos mais um passo", disse.

Publicidade

Darlan falou, ainda, que mandou uma mensagem para o treinador Justo Navarro, com quem trabalha desde 2010, atualmente no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista.

"Está aqui, 'profe', a medalha de ouro", falou o atleta. "Obrigado por ter confiado em mim, no nosso trabalho, desde 2010. O nosso sonho de 2024 está aí e nossa responsabilidade só aumenta", finalizou Darlan.

Gazeta Esportiva
Fique por dentro das principais notícias de Esportes
Ativar notificações