Aída dos Santos consulta cardiologista em volta a estádio

27 jun 2012 - 05h00
(atualizado em 28/6/2012 às 10h03)

A brasileira Aída dos Santos viveu fortes emoções neste ano. Quarta colocada no salto em altura dos Jogos Olímpicos de Tóquio/1964, ela retornou ao Estádio Olímpico para gravar cenas de um documentário sobre sua carreira. Antes de viajar ao Oriente, no entanto, ela se precaveu e se consultou com um cardiologista já prevendo que seus batimentos acelerariam durante a visita.

O jornal Marca listou dez atletas que vão disputar o Campeonato Europeu de Atletismo, em Helsinki, e que, nos Jogos Olímpicos de Londres, podem levar alegria a um continente em crise
O jornal Marca listou dez atletas que vão disputar o Campeonato Europeu de Atletismo, em Helsinki, e que, nos Jogos Olímpicos de Londres, podem levar alegria a um continente em crise
Foto: Getty Images

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

Publicidade

» Beckham ou Neymar? Vote em quem brilhará mais nos Jogos de Londres

A atleta fez história nas Olimpíadas de Tóquio ao viajar como a única mulher da delegação brasileira. Sem técnico e sem material de competição, ela precisou de ajuda para preencher a ficha de inscrição em inglês e pegou uma sapatilha emprestada para competir no salto em altura. Surpreendeu quando conseguiu uma vaga na final e se tornou sensação ao ficar no quarto lugar, superada apenas pela romena Iolanda Balas, a australiana Michele Brown e a soviética Taisia Chenchik.

"Eu nunca esperava voltar lá no Japão, quando me chamaram para ir eu pensei comimigo mesmo que tinha que ir ao cardiologista antes e levei medicamentos porque a emoção é muito forte", revelou Aída, mãe da jogadora de vôlei Valeskinha, ouro em Pequim-2008. "Passou aquele filme todo na minha cabeça, o mundo inteiro lá e eu a única mulher do Brasil, sem técnico e sem material para competir", completou.

O desempenho na capital japonesa logo ganhou reconhecimento e Aída foi apelidada de "Leoa de Tóquio". Após as Olimpíadas de 1964, ela competiu na Cidade do México-1968, no pentatlo, modalidade em que conquistou duas medalhas de bronze nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg/67 e Cali/71.A visita ao Estádio Olímpico de Tóquio, no entanto, não trouxe apenas boas lembranças à atleta, que atualmente disputa competições de masters de vôlei. As dificuldades enfrentadas desde a viagem até os momentos de competição voltaram à cabeça de Aída dos Santos.

Como única mulher da delegação brasileira, ela fez as viagens acompanhando equipes masculinas. A ida a Tóquio foi ao lado da Seleção Brasileira de vôlei, que tinha Carlos Arhtur Nuzman na equipe, e teve uma escala em Paris. O retorno, com o time nacional de futebol, composto por amadores e comandado por Vicente Feola, técnico campeão da Copa do Mundo de 1958.

"Agora que eu voltei lá, foi gratificante e triste ao mesmo tempo. Foi chato porque me lembrei das dificuldades que eu passei. Estava me adaptando sempre ao masculino, porque não tinha nenhuma mulher lá", afirmou a ex-atleta.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se