Trocou de celular na Black Friday? Cuidado com o antigo!

Estudo aponta que 90% dos celulares descartados ainda contém informações confidenciais

29 nov 2022 - 02h00
(atualizado às 17h57)
Foto: Adobe Stock

Por conta da Cyber Monday e Black Friday, o número de buscas por eletroeletrônicos cresceu e os celulares foram os itens mais desejados pelos consumidores na data. 

No entanto, apesar de diversas pessoas utilizarem a oportunidade para trocar de smartphone, poucos sabem do devido cuidado com a eliminação de dados no celular antigo. 

Publicidade

O tempo médio do brasileiro com um smartphone é de 2 anos e 9 meses. Com tanto tempo de uso, grande parte dos aparelhos param de receber as atualizações no sistema operacional, comprometendo a segurança do dispositivo, deixando-o mais vulnerável e passível de ataques criminosos.

Atenção ao descartar o aparelho antigo

Ao fazer essa troca, os consumidores precisam ter atenção e cuidado ao descartar o smartphone antigo. Um estudo da Kaspersky mostra que 90% dos dispositivos jogados fora ainda contém informações confidenciais como fotos, vídeos, dados bancários e documentos, colocando os donos dos aparelhos em perigo caso esses dados caíam em mãos erradas.

Confira algumas dicas elaboradas pela Kaspersky para ajudar na segurança dos smartphones e garantir um descarte correto dos aparelhos:

• Exclua sua impressão digital

Publicidade

Não é suficiente excluir arquivos e pastas pessoais no aparelho na seção “Meus documentos”. Também deve excluir favoritos, senhas, cookies e histórico de navegação, contas de e-mail e serviços de mensagens instantâneas presentes em aplicativos como o Outlook, Skype e afins.

• Remova cartões SIM

É essencial remover fisicamente todos os cartões contendo dados.

• Exclua corretamente

O mais apropriado é usar uma ferramenta confiável projetada para a eliminação permanente dessas informações, como o arquivo “Shredder” que está incluído no dispositivo múltiplo do Kaspersky Premium, por exemplo. Este processo é chamado de “Saneamento” ou “Wipping”.

• Restaure o dispositivo móvel com as configurações de fábrica

Publicidade

No manual de instruções, você certamente descobrirá como executar esse passo. Você deve selecionar todas as opções para excluir informações (incluindo arquivos armazenados) e confirmar. 

Homework
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações