Os contratos de compra de moradias usadas nos EUA surpreenderam ao subir para o nível mais alto em quase três anos em novembro, conforme a melhoria das condições de acessibilidade atraiu compradores, informou a Associação Nacional de Corretores de Imóveis nesta segunda-feira.
As vendas pendentes de casas aumentaram 3,3% no mês passado, após um ganho revisado para cima, de 2,4%, em outubro, informou a NAR. Economistas ouvidos pela Reuters previam que os contratos, que se tornam vendas depois de um ou dois meses, aumentariam 1,0%.
As vendas pendentes de casas aumentaram 2,6% em relação ao ano anterior.
O índice que acompanha as vendas subiu para seu nível mais alto desde fevereiro de 2023.
"O impulso dos compradores de imóveis está aumentando. Os dados mostram o desempenho mais forte do ano após a consideração de fatores sazonais, e o melhor desempenho em quase três anos, desde fevereiro de 2023", disse Lawrence Yun, economista-chefe da NAR.
"A melhoria da acessibilidade das moradias -- impulsionada por taxas de hipoteca mais baixas e crescimento dos salários maior do que os preços das casas -- está ajudando os compradores a testar o mercado", disse Yun. "Mais opções de imóveis disponíveis em comparação com o ano passado também estão atraindo mais compradores para o mercado."
Os contratos aumentaram no Nordeste, no Centro-Oeste, no Sul e no Oeste.
As taxas hipotecárias caíram desde que o Federal Reserve retomou os cortes nas taxas de juros em setembro, embora não esteja claro se as taxas cairão muito mais nos próximos meses, com o banco central sinalizando uma provável pausa nas reduções.
Dados da agência de financiamento hipotecário Freddie Mac mostraram que a taxa de juros mais recente de hipoteca de 30 anos com juros fixos foi de 6,18%, quase a mais baixa desde o outono de 2024.