Varejistas chineses cortam preços de iPhone após alerta de receita da Apple

11 jan 2019 - 11h33

Vários varejistas de eletrônicos chineses, incluindo a Suning e o JD.com, reduziram os preços dos iPhones nesta semana, depois que a Apple recentemente culpou o fraco volume de vendas no país por um raro alerta de receita.

12/9/2018. REUTERS/Stephen Lam
12/9/2018. REUTERS/Stephen Lam
Foto: Reuters

O desconto, de cerca de 118 dólares para o recém-lançado iPhone XR de 64GB, é o mais recente sinal e que as fracas vendas da Apple na China podem ter se estendido para o trimestre atual.

Publicidade

Os cortes nos preços dos iPhones pelos varejistas chineses começaram em meados desta semana, com pelo menos seis promoções neste fim de semana, segundo verificações feitas pela Reuters.

A Apple não respondeu aos pedidos de comentário. Os preços dos iPhones vendidos pelos sites chineses permaneceram inalterados.

Os cortes generalizados de preços não são incomuns em festivais de compras, como o Dia dos Solteiros em novembro, mas esses cortes se destacam por afetarem os modelos XS e XR, que foram lançados há apenas alguns meses, disse Mo Jia, analista da Canalys, que monitora a indústria de smartphone na China.

Jia acredita que a própria Apple pode ter baixado os preços dos aparelhos que entregou aos distribuidores, ou que os distribuidores podem ter reduzido as taxas para movimentar mais unidades.

Publicidade

"É possível que a Apple queira testar o feedback do mercado se reduzir os preços no mercado. Ou a Apple pode estar sob pressão para liberar os estoques de iPhones", disse ele.

A Apple possui concorrentes locais, como a Huawei Technologies, que oferece opções mais baratas na China, lar do maior mercado mundial de smartphones em termos de volume de remessas.

Na semana passada, a Apple divulgou seu primeiro alerta de receita em quase 12 anos, citando a fraca demanda chinesa, fazendo com que suas ações caíssem 10 por cento, sua maior queda diária em seis anos.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se