Termômetro Broadcast Bolsa: Perspectiva de ganhos para a Bolsa prevalece

Na terça, 21, tem início o Fórum Econômico Mundial, onde Paulo Guedes representará o Brasil; sem indicadores de peso na agenda do exterior, os olhares se voltam para decisões de política monetária a serem anunciadas

17 jan 2020 - 22h02

O otimismo prevalece nas perspectivas para o desempenho do Ibovespa na próxima semana (20 a 24 de janeiro), de acordo com o resultado do Termômetro Broadcast Bolsa desta sexta-feira, 17. A expectativa de ganhos para o principal índice da B3 chegou a 66,67%, nível semelhante ao de meados de dezembro de 2019, entre 24 participantes. Na pesquisa anterior, esse porcentual foi de 60,87%. Ao mesmo tempo, reduziu-se a proporção que indica estabilidade, de 30,43% para 29,17%. Também, os que indicam queda para a Bolsa nos próximos cinco pregões está em 4,1% ante 8,7% do resultado passado. O Termômetro Broadcast Bolsa tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportamento do Ibovespa na semana seguinte.

A semana tem início sem a usual direção do mercado acionário nos Estados Unidos, que estará fechado em razão do feriado em memória de Martin Luther King, mas o dia pode ser movimentado pelo vencimento de opções sobre ações do Ibovespa.

Publicidade

Já na terça-feira tem início o Fórum Econômico Mundial, em Davos, onde o ministro da Economia, Paulo Guedes, representará o Brasil. Sem indicadores de peso na agenda do exterior, os olhares se voltam para decisões de política monetária a serem anunciadas pelo BCE e pelo BoJ.

No Brasil, após decepções com os dados da atividade econômica, agora o monitoramento será sobre a inflação. Na terça-feira será apresentada a 2ª prévia do IGP-M e, na quinta, o IPCA-15. Para ambos os índices é esperada desaceleração em relação a dezembro.

Mesmo sem uma data fixa, é aguardada a divulgação de dados do emprego formal do Caged. Segundo estimativa da MCM Consultores Associados, o saldo líquido deve ser negativo em 340 mil postos de trabalho em linha com dezembro de 2018, mas, no ano, acumular 620 mil vagas geradas.

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se