URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Conheça 8 mitos e verdades sobre o vantajoso consórcio

São inúmeras as vantagens do consórcio: é mais barato, tem parcelas que cabem no bolso e não exige nenhum tipo de entrada

19 abr 2021 - 10h00
(atualizado em 4/1/2022 às 11h16)
8 mitos e verdades sobre o consórcio
8 mitos e verdades sobre o consórcio
Foto: Pexels

Você, certamente, já ouviu falar em consórcio. A modalidade de compra, uma das mais seguras disponíveis no mercado, é responsável por realizar sonhos e tirar do papel o desejo – muitas vezes, distante – de aquisição de bens de consumo, como imóveis, carros, motos, caminhões ou embarcações, ou de serviços, como festas, viagens, cuidados pessoais e educação.

O consórcio nada mais é do que a união de um grupo em busca de um objetivo comum. Em linhas gerais, o consórcio é a associação de pessoas físicas, ou jurídicas, em um grupo fechado, promovido por uma empresa administradora, que, juntas, contribuem, mensalmente, até arrecadar o valor necessário do bem ou do serviço.

Publicidade

São inúmeras as vantagens do consórcio: mais barato, parcelas que cabem no bolso, sem juros e não exigem nenhum tipo de entrada. No entanto, muitos mitos ainda permeiam o tema. Veja, abaixo, oito afirmações sobre consórcios e descubra se elas são verdadeiras:

1- Não posso usar o meu FGTS – MITO

Engana-se quem pensa que não é possível resgatar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) no consórcio de imóveis. Caso seja o desejo do consorciado, o FGTS pode ser utilizado para quitar parcelas do consórcio, ou dar um lance. Dessa forma, é possível reduzir o prazo para a obtenção da carta de crédito e acelerar a compra o imóvel.

2- O reajuste continua após a contemplação – VERDADE

Publicidade

A razão pela qual as parcelas continuam sendo corrigidas é que o grupo precisa de recursos para garantir a atualização do crédito dos consorciados que ainda não foram contemplados.

3- É muito difícil ser contemplado – MITO

Muitos acreditam ser difícil ser contemplado, uma vez que as cartas de crédito são distribuídas, mensalmente, por meio de sorteio. No entanto, existem outras opções. É possível dar um lance – a maior oferta leva à carta de crédito –, ou realizar uma proposta de lance embutido, quando uma parte da carta é ofertada e abatida do montante total, caso o consorciado seja contemplado. E, o mais importante: o consorciado só paga pelo lance se for contemplado.

4- O consórcio é a opção de crédito mais barata – VERDADE

Mesmo com as taxas relativas à administração, ao seguro e ao fundo de reserva, o consórcio ainda é mais vantajoso em relação às demais opções de crédito e financiamento disponíveis no mercado. Vale lembrar que os reajustes das parcelas são feitos anualmente, baseados em indicadores financeiros como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), e que a carta de crédito também é reajustada com base nesses indicadores.

5- Não tenho liberdade de compra com a carta de crédito  – MITO

Publicidade

Uma das vantagens do consórcio é que a carta de crédito tem a mesma função de um vale-compra, ou seja, é possível utilizá-la da forma mais conveniente, desde que seja respeitada a natureza do bem ou serviço adquirido em contrato.

6- Quem atrasa parcela não pode ser sorteado ou fazer lance – VERDADE

De fato, o consorciado inadimplente fica impossibilitado de participar dos sorteios mensais, ou fazer lances nas assembleias. Além disso, ele também não poderá votar em assembleias extraordinárias e deverá arcar com juros.

7- É necessário ter um valor alto para entrar em um consórcio – MITO

Muito pelo contrário! O consórcio não exige valor de entrada para participar do negócio. Esse é um dos grandes diferenciais em relação a outras modalidades de crédito, sobretudo, o imobiliário, que, normalmente, pede um valor significativo para conceder o financiamento.

8- Posso ser excluído do grupo se atrasar minhas parcelas – VERDADE

Publicidade

O consorciado não contemplado, que possuir mais de uma parcela em atraso, pode ser excluído do grupo, enquanto o inadimplente contemplado, que ainda não tenha utilizado o crédito, poderá ter seu benefício cancelado. Já o consorciado que esteja na posse do bem com atraso superior a 15 dias poderá ter as garantias previstas em contrato executadas pela administradora. 

Como você pode perceber, o consórcio oferece inúmeras vantagens e é uma ferramenta segura para tirar aquele sonho do papel. Faça agora o seu consórcio simulação e conheça todas as condições para adquiri-lo. Com planejamento e organização, o seu projeto de vida estará muito mais próximo do que você imagina.

Foto: FF
Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se