Setor de ensino superior lista propostas para resgatar Fies em governo Bolsonaro

29 nov 2018 - 11h13
(atualizado às 11h58)

Representantes do setor de ensino superior privado solicitaram audiência com a equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro para apresentar propostas para resgatar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), após o programa ter tido neste ano o pior resultado desde 2010.

Homem caminha no campus da Universidade Estadul do Rio de Janeiro
05/07/2016
REUTERS/Ricardo Moraes
Homem caminha no campus da Universidade Estadul do Rio de Janeiro 05/07/2016 REUTERS/Ricardo Moraes
Foto: Reuters

"Estamos com proposta analisada e estudada para futuro governo e, apesar de céticos ainda, estamos otimistas", afirmou a jornalistas o presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), Janguiê Diniz, acrescentando que a equipe de transição de Jair Bolsonaro sinalizou agenda para primeira quinzena de dezembro.

Publicidade

Entre as sugestões, a entidade destaca que o governo federal deveria voltar a financiar 100 por cento do valor do curso, e não 50 por cento como ocorre atualmente. Em contrapartida, às instituições de ensino concederiam descontos de 20 a 30 por cento em cima da mensalidade, enquanto o aluno já iniciaria a amortização logo no início do contrato, contribuindo com uma pequena taxa todo mês.

"Isso retroalimentaria o sistema, reduzindo o juro e o prazo do contrato... O principal gargalo do Fies é o não financiamento de 100 por cento do curso, com o aluno tendo que arcar com a diferença", afirmou o diretor-executivo da Abmes, Solón Caldas.

Em 2018, foram ofertadas 310 mil vagas, das quais 100 mil a juro zero, mas apenas pouco mais de 81 mil foram preenchidas, informou a Abmes, citando dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

"Foi o maior fracasso do Fies desde a criação em 2010", comentou Diniz. De acordo com ele, a Abmes também defende a inclusão da modalidade EAD no programa de financiamento, tendo em vista o valor mais baixo desses cursos.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações