A produção de petróleo do Brasil alcançou 3,773 milhões de barris por dia em novembro, um aumento de 13,9% em relação a igual mês do ano anterior, segundo dados divulgados pela agência reguladora ANP nesta segunda-feira.
Já na comparação mensal, houve queda de 6,4%, depois de o Brasil superar pela primeira vez, em outubro, uma produção de mais de 4 milhões de barris por dia em um mês.
Pelos dados da ANP, os maiores campos produtores do país, localizados no pré-sal da Bacia de Santos, registraram menores volumes em novembro.
O campo de Búzios produziu 948 mil barris de óleo equivalente por dia (boe/d) em novembro, ante 1,12 milhão de boe/d em outubro, enquanto em Tupi a produção foi de 892 mil boe/d, contra 1 milhão de boe/d no mês anterior.
Já a produção de gás natural do Brasil somou 182,57 milhões de metros cúbicos por dia no mês, alta de 15,7% sobre o ano anterior, mas queda de 6,3% frente a outubro.
Ao todo, o país produziu 4,921 milhões de boe/d de petróleo e gás natural em novembro, apontou a ANP.
A produção total no pré-sal foi de 3,913 milhões de boe/d, uma redução de 8,5% em relação ao mês anterior e crescimento de 15,6% na comparação com o mesmo mês de 2024.