Prazo para participar do Desenrola Brasil termina nesta segunda; 15 milhões renegociaram dívidas

Segundo o governo federal, os descontos chegaram a, em média, 83% do valor da dívida

20 mai 2024 - 12h54
(atualizado às 14h03)
Resumo
Termina nesta segunda-feira, 20, o prazo para se inscrever no Desenrola Brasil, programa do governo federal para renegociação de dívidas, disponível também por meio de parcerias com agentes financeiros e birôs de crédito. Até a véspera de encerramento, cerca de 15 milhões de pessoas já fizerem renegociações.
Foto: Rmcarvalho/iStock

Termina nesta segunda-feira, 20, o prazo para se inscrever no Desenrola Brasil, programa do governo federal para renegociação de dívidas. Na véspera de encerramento, 15 milhões de pessoas já fizeram renegociações por meio do programa, totalizando cerca de R$ 52 bilhões em dívidas.

Nesta etapa do Desenrola Brasil tem direito à renegociação pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico, com dívidas de até R$ 20 mil cada que tenham surgido entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022.

Publicidade

Segundo o governo federal, os descontos realizados até o momento chegaram a, em média, 83% do valor das dívidas. Em algumas situações, esse abatimento chega, inclusive, a ultrapassar 96% do valor devido. Os pagamentos podem ser à vista ou parcelados, sem entrada e com até 60 meses para pagar.

O que pode ser renegociado

Além das dívidas bancárias, como cartão de crédito, também estão incluídas no Desenrola as contas atrasadas de outros setores, como estabelecimentos de ensino, energia, água, telefonia e comércio varejista. A plataforma do Desenrola permite parcelar a negociação dessas dívidas até mesmo com bancos nos quais a pessoa não tenha conta, podendo escolher aquele que oferecer a melhor taxa na opção de pagamento parcelado.

O programa também dá a opção de juntar todos os débitos e fazer uma só negociação, pagando à vista em um único boleto ou PIX, ou financiando, a prazo, o valor total no banco de preferência. Essa facilidade é oferecida a quem tem duas ou mais dívidas (mesmo que com diferentes credores) disponíveis para negociação na plataforma do Desenrola.

Desenrola: como funciona o programa para ajudar devedores Desenrola: como funciona o programa para ajudar devedores

Publicidade

Como acessar o Desenrola Brasil

Para ter acesso ao Desenrola, diretamente pela plataforma do programa, é necessário ter uma conta gov.br. Usuários de todos os tipos de contas — bronze, prata e ouro — podem visualizar as ofertas de negociação e até parcelar o pagamento. Caso o cidadão opte pelos canais parceiros, não há necessidade de uso da conta gov.br.

Entretanto, para ampliar as possibilidades de acesso ao site oficial do Desenrola Brasil, o Ministério da Fazenda regulamentou a possibilidade de parcerias com agentes financeiros e birôs de crédito. Nos últimos meses, o programa passou a poder ser acessado por meio dos sites e aplicativos da Serasa Limpa Nome, do Itaú Unibanco, do Santander e da Caixa Econômica Federal.

Com essa integração das plataformas parceiras do Desenrola, os clientes que se enquadram na Faixa 1 do programa conseguem ver se há ofertas do Desenrola. Eles podem ser redirecionados para o site do programa, onde é possível consultar as dívidas e fazer os pagamentos, sem necessidade de outro login.

Fonte: Redação Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações