Ouro fecha em queda, em meio à expectativa por aperto monetário de BCs

18 nov 2021 - 16h05

O contrato futuro de ouro mais líquido fechou em queda nesta quinta-feira, 18, à medida que crescem as expectativas por aceleração do processo de aperto monetário no mundo, incluindo nos Estados Unidos.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega agendada para dezembro encerrou a sessão em baixa de 0,47%, a US$ 1.861,40 a onça-troy.

Publicidade

"Os preços do ouro precisam de um novo catalisador depois que uma onda de decisões de política monetária mostrou uma visão divergente de como os bancos centrais estão lutando contra a inflação", explica o analista Edward Moya, da Oanda.

A recente escalada da inflação em vários países tem aumentado a pressão para que bancos centrais aumentem os juros. Hoje, o BC da África do Sul elevou sua taxa básica de juros, de 3,50% a 3,75%. O da Turquia, por sua vez, cortou o juro básico a 15%, seguindo pressões políticas.

Nos EUA, o presidente da distrital de Nova York do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), John Williams, reconheceu que o avanço inflacionário no país ficou mais generalizado, mesmo excluindo os efeitos de base.

Segundo a Capital Economics, o iminente aperto monetário deve elevar os rendimentos de títulos públicos, entre eles dos Treasuries, o que deve impor pressão ao ouro nos próximos anos. Como ambos os ativos competem como reserva de segurança, o metal tende a ficar prejudicado quando os retornos dos bônus estão em alta, porque não rende juro.

Publicidade

*Com informações da Dow Jones Newswires

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se