Veja como pequenas empresas podem construir marcas fortes

Especialista dá dicas de estratégias acessíveis para construir a imagem do negócio junto aos consumidores e à sociedade

14 set 2015 - 07h00

Todas as grandes empresas vêm acompanhadas de uma marca muito forte, que ajuda a definir o que ela oferece e o sentimento que passa aos consumidores e à sociedade. Porém, este recurso não está à disposição apenas de megacorporações. Os pequenos negócios também podem trabalhar sua imagem para fortalecer sua comunicação e, mais importante, agregar valor aos produtos.

Como uma pequena empresa pode atrair e reter talentos?

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As marcas têm uma importância crucial para as pequenas empresas, ajudando a valorizar seus produtos e serviços, afirma Fernando Leira, gerente geral da unidade de São Paulo da Landor, agência especializada em branding – ramo do marketing dedicado à construção de identidade de marca. “A importância da marca é crítica para as pequenas empresas. Sem ela, você depende apenas de qualidade e preço para vender. Mas se conseguir criar uma identidade e um estilo, vai chegar a mais pessoas e poder cobrar um valor maior”, revela.

Marcas ajudam pequenos negócios a agregar valor e contribuem para sua sustentabilidade no longo prazo
Marcas ajudam pequenos negócios a agregar valor e contribuem para sua sustentabilidade no longo prazo
Foto: Bloomua / Shutterstock

Apesar disso, ele afirma que as pequenas empresas brasileiras ainda se preocupam muito pouco com este aspecto. E uma das principais razões para isso vem da falsa percepção de que trabalhar a marca é algo caro. “Não é bem assim. Claro que uma campanha na mídia envolve altos valores, mas existem outras medidas que podem contribuir bastante para o seu negócio”, diz. 

Questão de princípios

Um bom ponto de partida para construir a identidade de marca de um negócio é definir com clareza qual o propósito da empresa e o posicionamento que ela pretende adotar junto aos clientes, diz Fernando. Esta definição pode vir dos valores do empreendedor, da sua visão de mundo, ou da sua vontade de transformar ou facilitar algum processo. 

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Esses princípios passam a orientar os mais variados aspectos do negócio, como a forma como os funcionários devem agir e a expansão do empreendimento. A comunicação destes valores pode ser feita por meio de elementos que não envolvem grandes custos, como a decoração da loja, sua fachada, as embalagens dos produtos, as roupas dos funcionários, postagens nas redes sociais, entre outros.

“Uma vez que você tenha definido os valores, é importante ser fiel a isso em todas as suas ações. O maior erro de uma empresa é não ter clareza sobre sua missão. E os riscos de se perder são muito maiores nas de pequeno porte. É muito fácil mudar o direcionamento e se perder”, explica.

Outro fator importante é entender quais são seus pontos fortes e destacá-los. Eles podem ser funcionais (o que produto ou serviço faz), emocionais (a sensação de conforto que um tênis de marca passa, por exemplo), ou sociais (o que determinado produto ou serviço mostra para a sociedade sobre seus consumidores).

“É a marca que vai determinar a sustentabilidade do seu negócio no longo prazo. Temos vários exemplos de marcas que chegaram longe, como a Havaianas. A empresa mudou seu posicionamento e conseguiu  agregar valor em algo que era muito popular”, conclui o especialista.

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Fonte: PrimaPagina
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