Conheça 3 inovações financeiras que facilitam o dia a dia das PMEs

Desde a gestão de despesas até o levantamento de capital, essas soluções contribuem para a categoria crescer

7 jul 2025 - 06h14
Resumo
O artigo destaca três inovações financeiras que facilitam o crescimento das PMEs no Brasil: a Conta Simples, com gestão financeira automatizada e soluções globais; a Rooftop, que transforma imóveis de alto padrão em capital imediato; e o Pinbank, com soluções customizadas e segurança para e-commerce.
Foto: Reprodução

As PMEs (Pequenas e Médias Empresas) são uma peça fundamental da economia brasileira. Dados do Sebrae e do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2024 apontam 1.407.010 novos negócios foram abertos apenas no primeiro trimestre de 2025. Além disso, o percentual de empreendedores com mais de 3,5 anos de operação subiu de 8,7%, de 2020, para 13,2%, em 2024.

Por outro lado, a categoria enfrenta uma série de desafios, especialmente financeiros. Problemas como juros altos e inflação impactam o faturamento e limitam os investimentos, ou até criam dívidas elevadas. A última atualização do “Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian” traz uma amostra disso: dos cerca de 7,2 milhões de negócios inadimplentes, 6,8 milhões eram micro e pequenas empresas. 

Publicidade

Pensando nesse contexto, algumas startups, como fintechs e proptechs, buscam ajudar o setor por meio da inovação, otimizando as operações das PMEs no dia a dia. Conheça três dessas empresas:

Conta Simples

A Conta Simples oferece uma plataforma de gestão de despesas corporativas para ressignificar a relação de companhias em fase de aceleração com as suas finanças, promovendo uma rotina simplificada, organizada, automatizada e repleta de inteligência. Com mais de 30 mil clientes atendidos, a solução traz dashboards intuitivos, múltiplos cartões corporativos com limites flexíveis e ferramentas que permitem o acompanhamento financeiro em tempo real.

Em 2025, a fintech também trouxe mais uma inovação para as PMEs com operações no exterior: a Conta Global, que é integrada à sua plataforma e apoiada na infraestrutura da Airwallex, referência mundial em tecnologia financeira. A solução, que possui o IOF zerado, facilita o recebimento de valores, o envio de remessas em múltiplas moedas e a usar um cartão corporativo global, além de otimizar as vendas e pagamentos de organizações que utilizam ferramentas e serviços internacionais.  

Segundo o CEO e cofundador da Conta Simples, Rodrigo Tognini, cada movimento da fintech visa mudar a mentalidade de muitos empreendedores brasileiros. 

Publicidade

“O ‘Panorama da Gestão de Despesas Corporativas no Brasil’, que realizamos junto com a Visa, mostra que só 9% das PMEs consideram a gestão de despesas essencial para o planejamento financeiro de longo prazo. Mas é justamente quando esse processo se torna eficiente que a companhia deixa de perder tempo e dinheiro, direcionando os próximos passos do negócio com estratégia”, diz.

Rooftop

A proptech entrega soluções imobiliárias para proprietários de imóveis residenciais de alto padrão com necessidade de liquidez de capital. A principal delas, o HomeCash, permite que empreendedores com bens como esse transformem o ativo em capital imediato, sem a necessidade de desocupar a propriedade. 

O formato garante que ele receba o valor da venda em um prazo de até 45 dias, mas continue morando no local, com um aluguel de 0,5% do valor do imóvel. O cliente ainda pode readquiri-lo em até um ano e meio por um preço fixo, avaliado e combinado no momento inicial da venda, sem nenhum tipo de reajuste.

Vale destacar que a empresa também oferece o suporte personalizado de um time de especialistas jurídicos e financeiros. A equipe acompanha o processo de cada cliente do início ao fim, com foco em renegociar dívidas e regularizar as questões jurídicas do imóvel e do proprietário. 

Publicidade

“Estruturamos o HomeCash para ser uma forma segura e inteligente de liberar recursos”, explica o CEO e fundador da Rooftop, Daniel Gava. “O empreendedor consegue acesso a capital de giro ou, até mesmo, ao valor para iniciar um novo negócio sem precisar passar por análise de crédito ou comprovar renda. Ou seja, é uma modelo que foge do circuito bancário tradicional, garantindo mais previsibilidade financeira.” 

Pinbank 

O Pinbank atua como um one-stop-bank-provider com um ecossistema de soluções financeiras para todos os tipos e tamanhos de empresas. A fintech permite que as organizações, inclusive PMEs, criem e gerenciem seus produtos financeiros via API ou por meio de uma plataforma White Label de forma customizada.

Recentemente, a empresa também recebeu da MasterCard o prêmio máximo na categoria “Taxa de Aprovação e Fraude em Cartões Não Presentes (e-commerce)”. A conquista é relacionada principalmente à sua atuação como adquirente, atendendo mercados de alta volumetria e promovendo baixo impacto na experiência do cliente.

O CEO do Pinbank, Felipe Negri, ressalta que a adquirência é essencial para todo varejista que quer ter uma boa estrutura no e-commerce.  “Um sistema robusto, ágil, seguro e com sistema antifraude é fundamental para o mercado online. Isso pode ajudar uma série de marcas não apenas a garantir bons resultados, principalmente em períodos de alta demanda, mas também a evitar o risco de golpes”, conclui.

Publicidade

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações