Inflação na zona do euro salta mais do que o esperado em abril

3 mai 2019 - 07h36
(atualizado às 08h18)

A inflação na zona do euro acelerou mais do que o esperado no mês passado, um alívio para o Banco Central Europeu, mesmo que a maior parte do salto se deva a efeitos sazonais relacionados à Páscoa.

Operadores durante pregão na Bolsa de Frankfurt, na Alemanha
05/02/2019
REUTERS
Operadores durante pregão na Bolsa de Frankfurt, na Alemanha 05/02/2019 REUTERS
Foto: Reuters

A inflação nos 19 países que usam o euro acelerou a 1,7 por cento em abril de 1,4 por cento no mês anterior, superando a expectativa de 1,6 por cento, mostraram dados da Eurostat nesta sexta-feira.

Publicidade

Mais importante, o núcleo dos preços excluindo alimentos e energia, dado observado de perto pelo BCE, aumentou para 1,3 por cento de 1 por cento, devolvendo a preocupante queda no mês anterior e atingindo a taxa mais elevada desde outubro devido ao salto nos custos de serviços.

O BCE tem como meta inflação de pouco menos de 2 por cento, mas ela ficou abaixo disso nos últimos seis anos, mesmo com o banco central adotando uma arsenal de ferramentas convencionais e não convencionais para impulsionar o crescimento e os preços.

Mas qualquer alívio com os números de abril deve ter vida curta já que o BCE prevê que a inflação vai cair lentamente neste ano e não atingirá sua meta nos próximos três anos.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações