Índice de inflação PCE dos EUA acelera em dezembro

20 fev 2026 - 11h01

O núcleo da inflação ‌nos Estados Unidos acelerou mais do que o esperado em dezembro, e os sinais apontam para um aumento ainda maior em janeiro, o que reforçaria as expectativas de que o ⁠Federal Reserve não reduzirá a taxa de ‌juros antes de junho.

O índice PCE excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia ‌subiu 0,4% em dezembro, após ‌avanço não revisado de 0,2% em ⁠novembro, informou o Escritório de Análise Econômica do Departamento de Comércio nesta sexta-feira.

Publicidade

Economistas consultados pela Reuters previam alta de 0,4% no núcleo do PCE. Nos 12 meses até dezembro, o ‌núcleo do índice avançou 3,0%, de 2,8% em ‌novembro.

Essa é uma ⁠das ⁠medidas acompanhadas pelo banco central dos EUA para sua meta ⁠de inflação ‌de 2%. Os dados ‌foram incluídos no relatório preliminar do Produto Interno Bruto do quarto trimestre, publicado nesta sexta-feira.

Embora o relatório do índice de preços ⁠ao consumidor do Escritório de Estatísticas do Trabalho, publicado na semana passada, tenha mostrado um aumento moderado em janeiro, houve alguma rigidez na inflação ‌dos serviços.

Economistas estimam que o núcleo do PCE pode subir até 0,4% em janeiro, o ⁠que se traduziria em um avanço anual de 3,1%.

Publicidade

O índice PCE cheio avançou 0,4% em dezembro, de 0,2% em novembro. Na base anual, a alta foi 2,9%, contra 2,8% em novembro.

O governo também informou que os gastos do consumidor, que representam mais de dois terços da atividade econômica, aumentaram 0,4% em dezembro, repetindo a taxa de novembro. Quando ajustados pela inflação, os gastos do consumidor cresceram 0,1%.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações