Imposto de Renda: saiba como fazer a declaração como PJ e PF

Porta-voz da Receita Federal reforça que é muito importante separar a pessoa jurídica da pessoa física

10 abr 2024 - 05h00
Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda segue até 31 de maio
Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda segue até 31 de maio
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Se você é registrado e tem uma MEI para ajudar na renda, esse conteúdo em vídeo é para você fazer a declaração do Imposto de Renda sem erros.

No Terra, a jornalista Paola Cecchi recebeu Ricardo Roberto, porta-voz da Receita Federal e Ednei Souza, fundador da Hubs Contabilidade, para falar sobre esclarecer essas e outras dúvidas, além de detalhes da declaração do IR.

Publicidade

Ricardo Roberto reforça que é muito importante separar a pessoa jurídica da pessoa física. "O MEI, como um microempreendedor individual, é uma pessoa jurídica; por outro lado, ele é a pessoa física que vai obter o rendimento desse MEI", explica. 

Mas, como fica isso na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda? "O MEI pode pagar, para o microempreendedor, como pró-labore, que é o salário que a pessoa física está recebendo também, isso é rendimento tributável para declaração da pessoa física".

"E o que sobrou, após concluída a contabilidade, como lucro do dividendo, é rendimento isento e não tributável, também na declaração da pessoa física", acrescenta Roberto.

Saiba como fazer a declaração como PJ e PF
Video Player

Quer evitar erros que fazem você perder dinheiro na hora da declaração de imposto de renda da sua empresa? Clique aqui e saiba mais.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se