Doação de parte do Imposto de Renda 2023; entenda como funciona

O limite de doação anual é de 6% do imposto devido; O prazo para a doação vai até 31 de maio, data final de prestação de contas à Receita

15 mai 2023 - 06h00
Prazo para doações vai até o dia 31 de maio, com possibilidade de utilizar até 6% do imposto devido
Prazo para doações vai até o dia 31 de maio, com possibilidade de utilizar até 6% do imposto devido
Foto: Sefa Ozel/iStock

Quem concluir a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2023, e tiver imposto a pagar, pode reverter até 6% do total para doação, o que deve ser feito na própria declaração. O prazo para tomar a decisão se encerra no dia 31 de maio, data final para a entrega da declaração.

O limite de doação anual é de 6%. Quem não realizou doações no ano passado tem a possibilidade de destinar até 3% do imposto devido para fundos de assistência ao idoso e outros 3% para os fundos de assistência à criança e ao adolescente. Se houve doação em 2022, o valor será somado até o limite de 6%.

Publicidade

Como fazer a doação?

Para começar, você deve clicar em "doações diretamente na declaração", caso esteja utilizando o computador. No aplicativo, deve procurar por "Pagamentos" e em seguida clicar em "Doações Diretamente na Declaração".

Depois disso você deve escolher se a doação vai para os fundos especiais às crianaças ou aos idosos. Selecionado o fundo, você deve clicar em "Novo" e escolher se o fundo é nacional, estadual ou municipal. A partir daí, automaticamente, o programa da Receita Federal seleciona o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica de quem vai receber.

O programa calcula o valor disponível para doação, dentro do limite, e você escolhe o valor a ser destinado. Ao terminar a declaração, você deve imprimir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para quitar as doações e também o imposto devido.

IR 2023: Como declarar investimentos em ações?
Video Player

Potencial

A Receita Federal calcula que cerca de R$ 9,65 bilhões podem ser destinados a doação, incluídos os valores doados no ano passado.

Publicidade

Vale lembrar que não é permitido escolher uma entidade específica. O repasse é destinado a um fundo nacional, estadual ou municipal.

Devo declarar conta poupança no Imposto de Renda?
Video Player
Fonte: Vagner Magalhães
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações