Ibovespa cai devido a cautela de investidores sobre ministro

Clima de pessimismo se alastrou, empurrando para baixo ações de estatais, de bancos e de empresas elétricas

13 nov 2014 - 19h02
(atualizado às 19h04)
<p>Entre as poucas altas da sessão apareceu Lojas Americanas , que teve lucro acima do esperado para o terceiro trimestre </p>
Entre as poucas altas da sessão apareceu Lojas Americanas , que teve lucro acima do esperado para o terceiro trimestre
Foto: Shutterstock

O clima de expectativa em relação à nomeação da nova equipe econômica da presidente Dilma Rousseff cedeu lugar à cautela na Bovespa, que fechou no vermelho nesta quinta-feira, noutra sessão de baixo giro.

Publicidade

Também refletindo a contaminação de maiores temores sobre a Petrobras, o Ibovespa caiu 2,14%, aos 51.846 pontos, no menor nível em mais de duas semanas. O movimento financeiro foi de apenas R$ 4,9 bilhões, ante média diária em 2014 de R$ 7,27 bilhões.

"Especulações sobre o novo ministro da Fazenda continuaram", resumiu o economista-chefe da Fator Corretora, José Francisco de Lima Gonçalves, em relatório a clientes.

Assim como tem acontecido desde a reeleição de Dilma no mês passado, os negócios foram balizados por apostas de quem será o sucessor de Guido Mantega no Ministério da Fazenda. A crença em torno do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles que fizera o Ibovespa subir na véspera, se desfez.

"A ilusão acabou", disse o operador de uma corretora internacional, que pediu para não ser identificado.

Publicidade

Em outra frente, as ações da Petrobras ampliaram as perdas no final da tarde, em meio a crescentes temores de que a companhia não entregará seu balanço do terceiro trimestre até sexta-feira, quando expira o prazo regulamentar.

O clima de pessimismo se alastrou, empurrando para baixo ações de estatais, de bancos e de empresas elétricas, assim como de companhias com passivos em dólar, à medida que a moeda norte-americana acelerou, fechando em alta de mais de 1%.

Entre as poucas altas da sessão apareceu Lojas Americanas , que teve lucro acima do esperado para o terceiro trimestre e anunciou um novo plano de expansão para abrir 800 lojas e 2 centros de distribuição nos próximos 5 anos.

A volatilidade tende a ditar os negócios também na sexta-feira, último pregão antes do vencimento dos contratos de opções sobre ações, na segunda-feira.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se