Oferecimento

Governo propõe reduzir em 33% orçamento do programa Luz Para Todos em 2026

Pasta prevê destinar no próximo ano R$ 2,63 bilhões para a iniciativa que visa universalizar o acesso à energia elétrica no País; tema será submetido a consulta pública

5 dez 2025 - 09h14

O Ministério de Minas e Energia (MME) propôs uma redução de 33% no orçamento do programa Luz Para Todos em 2026. A pasta prevê a destinação de R$ 2,63 bilhões para a iniciativa no próximo ano, que visa universalizar o acesso à energia elétrica no País.

Segundo publicação no Diário Oficial da União, o tema será submetido a consulta pública até 22 de dezembro. As contribuições poderão ser feitas por meio do portal do MME na Internet.

Publicidade
Luz Para Todos tem como foco atender populações de áreas rurais e residente em regiões remotas da Amazônia Legal
Luz Para Todos tem como foco atender populações de áreas rurais e residente em regiões remotas da Amazônia Legal
Foto: André Borges/Estadão / Estadão

O programa tem como foco atender as populações de áreas rurais e residente em regiões remotas da Amazônia Legal, mas não só as que não possuem acesso ao serviço público de distribuição.

Em 2026, a meta é atender 124.744 unidades consumidoras, montante 28,5% superior à estabelecida em 2025, de 97.112 unidades.

O programa é uma das políticas públicas financiadas pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que é embutida na conta de luz.

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se