Fabricante de aviões ATR soma 24 encomendas neste ano
11 jul2012 - 07h31
A Avions de Transport Régional (ATR), fabricante de aeronaves pertencente ao grupo aeroespecial europeu EADS e à companhia italiana Finmeccanica, disse ter recebido 24 encomendas neste ano.
A ATR informou nesta quarta-feira que possuía mais de 200 aeronaves em carteira, acrescentando que o número respondia agora a dois terços de todas as aeronaves regionais a serem entregues na categoria de 50 a 90 assentos.
"Companhias aéreas operando em mercados animados como o Brasil, Indonésia e Rússia estão atualmente desenvolvendo suas rotas de curta distância (...) e encomendando (aviões ATR) às dezenas", afirmou o presidente-executivo, Filippo Bagnato.
A Airbus aterrissou nesta terça-feira, no aeroporto de Farnborough, ao sul de Londres, um modelo A320 equipado com uma mudança aerodinâmica em suas asas, conhecida como "sharklet"
Foto: Gustavo Casadio
2 de 150
O A320 concebido com essa tecnologia teve sua primeira unidade finalizada pela fabricante europeia no final de abril deste ano
Foto: Gustavo Casadio
3 de 150
Os modelos da família A320 começaram a testar essa tecnologia em voo somente mês passado
Foto: Gustavo Casadio
4 de 150
A fabricante vai realizar esses voos com sete aeronaves A320 para obter a certificação necessária para entrega-los a seus clientes
Foto: Gustavo Casadio
5 de 150
A previsão é de que o primeiro A320 já construído com sharklets entre em serviço no último quarto deste ano
Foto: Gustavo Casadio
6 de 150
A tecnologia já é empregada pela rival Boeing e nomeada pela empresa americana como "winglet"
Foto: Gustavo Casadio
7 de 150
Segundo a Airbus, a adoção desta mudança deve reduzir em 3,5% o consumo de combustível dos A320
Foto: Gustavo Casadio
8 de 150
O modelo é utilizado no Brasil pela Avianca e TAM
Foto: Gustavo Casadio
9 de 150
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
10 de 150
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
11 de 150
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
12 de 150
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
13 de 150
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
14 de 150
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
15 de 150
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
16 de 150
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
17 de 150
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
18 de 150
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
19 de 150
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
20 de 150
Airbus A320
Foto: Gustavo Casadio
21 de 150
Airbus A320
Foto: Divulgação
22 de 150
Réplica da nave SpaceShipTwo, que permitirá viagens pelo espaço para o público em geral, é exposta em feira
Foto: Gustavo Casadio
23 de 150
Entre os primeiros "turistas espaciais" está o ator Ashton Kutcher, que já se inscreveu para voar na primeira espaçonave de Richard Branson
Foto: AP
24 de 150
O governo dos Estados Unidos estima que a indústria de turismo espacial valerá cerca de US$ 1 bilhão nos próximos dez anos
Foto: AFP
25 de 150
Essa réplica é uma uma naves que farão viagens espaciais para o público em geral
Foto: Gustavo Casadio
26 de 150
A responsável pela empreitada é a Virgin Galactic, umas das companhias do bilionário britânico Richard Branson
Foto: Gustavo Casadio
27 de 150
A réplica foi exposta na feira aérea de 2012 de Farnborough, na Inglaterra
Foto: Gustavo Casadio
28 de 150
Brincar de astronauta deve ser caro - a viagem é para quem tiver US$ 200 mil para desembolsar
Foto: Gustavo Casadio
29 de 150
As reservas para as viagens espaciais estão abertas desde 2005
Foto: Gustavo Casadio
30 de 150
A SpaceShipTwo terá capacidade para levar até seis passageiros e dois pilotos
Foto: Gustavo Casadio
31 de 150
A fabricante promete que a sensação dentro da aeronave é similar à uma viagem em avião executivo
Foto: Gustavo Casadio
32 de 150
O preço mínimo anunciado pela empresa para as viagens é de US$ 200 mil
Foto: Gustavo Casadio
33 de 150
A Virgin Galactic promete outros modelos que vão viajar ao espaço
Foto: Gustavo Casadio
34 de 150
A fabricante Virgin Galactic pertence ao bilionário britânico Richard Branson
Foto: Divulgação
35 de 150
Testes ainda precisam ser realizados antes de a nave operar comercialmente
Foto: Divulgação
36 de 150
As reservas para a viagem espacial estão abertas desde 2005
Foto: Divulgação
37 de 150
As viagens, porém, terão de ser com poucos companheiros: a SpaceShipTwo levará até seis passageiros e dois pilotos
Foto: Divulgação
38 de 150
Até o fim deste ano, um teste de voo completo deverá ser realizado
Foto: Divulgação
39 de 150
O Legacy 500, da Embraer, é uma das maiores estratégias da fabricante
Foto: Gustavo Casadio
40 de 150
O modelo ainda não estreou, mas é a aposta da empresa para ficar à frente dos concorrentes no mercado de aviação executiva
Foto: Gustavo Casadio
41 de 150
O avião executivo é de médio porte, mas traz, pela primeira vez, conceitos de aeronaves maiores
Foto: Gustavo Casadio
42 de 150
Com os novos conceitos, é prometido maior conforto para os passageiros e mais tecnologia para os pilotos
Foto: Gustavo Casadio
43 de 150
O jato sairá por US$ 20 milhões e vai ser lançado em 2014
Foto: Gustavo Casadio
44 de 150
O modelo ainda não foi apresentado ao mercado brasileiro
Foto: Gustavo Casadio
45 de 150
O modelo foi visitado pelo Terra em um hangar da fabricante brasileira, anexo ao aeroporto de Farnborough, Londres
Foto: Gustavo Casadio
46 de 150
Um dos maiores diferenciais do Legacy 500 é em relação à altura da cabine e ao piso plano
Foto: Gustavo Casadio
47 de 150
O modelo não está exposto no meio das outras aeronaves no aeroporto de Farnborough, onde é realizada uma das maiores feiras aéreas do mundo
Foto: Gustavo Casadio
48 de 150
A aeronave é equipada com a tecnologia "fly by wire", um tipo de sistema de controle eletrônico que comanda as partes móveis do avião
Foto: Gustavo Casadio
49 de 150
Em outros aviões da mesma categoria, por uma questão de espaço, o piso é curvado
Foto: Gustavo Casadio
50 de 150
O Legacy 500 promete mais conforto durante os voos
Foto: Gustavo Casadio
51 de 150
Neste modelo, o piso plano é um diferencial
Foto: Gustavo Casadio
52 de 150
A aposta no Legacy 500 é estar à frente da concorrência para quando o mercado de aviação executiva voltar a crescer
Foto: Gustavo Casadio
53 de 150
O mercado de aviação executiva vinha crescendo antes da atual crise financeira ter início
Foto: Gustavo Casadio
54 de 150
O avião tem capacidade para transportar até oito pessoas
Foto: Gustavo Casadio
55 de 150
Neste modelo, os pilotos podem contar com a tecnologia "fly by wire"
Foto: Gustavo Casadio
56 de 150
Além de contar com sistema de controle eletrônico, o modelo transporta até oito pessoas prometendo conforto e espaço
Foto: Gustavo Casadio
57 de 150
A tecnologia "fly by wire" comanda as partes móveis do avião
Foto: Gustavo Casadio
58 de 150
Frente do Legacy 500
Foto: Gustavo Casadio
59 de 150
Nova aposta da Embraer para o mercado de avião executiva
Foto: Gustavo Casadio
60 de 150
O modelo é de médio porte
Foto: Gustavo Casadio
61 de 150
Projeção final do Legacy 500
Foto: Divulgação
62 de 150
Modelo da Embraer, ainda não lançado oficialmente, em hangar
Foto: Divulgação
63 de 150
O lançamento oficial do Legacy 500 está programado para 2014
Foto: Divulgação
64 de 150
Legacy 500 durante exposição e testes
Foto: Divulgação
65 de 150
Modelo da Embraer durante testes
Foto: Divulgação
66 de 150
Modelo da Embraer durante testes
Foto: Divulgação
67 de 150
A Finmeccanica, dona da fabricante de helicópteros AgustaWestland, levou para a feira de aviação de Farnborough deste ano dois protótipos de novas aeronaves
Foto: Gustavo Casadio
68 de 150
Os dois protótipos de aeronaves são o AW 169 e o AW 189
Foto: Gustavo Casadio
69 de 150
Os dois helicópteros devem entrar em operação em 2013 (AW189) e 2014 (AW 169)
Foto: Gustavo Casadio
70 de 150
O AW 189 fez seu voo teste de estreia em dezembro do ano passado e a AgustaWestland prevê a primeira entrega do modelo em 2014
Foto: Gustavo Casadio
71 de 150
O AW 189 terá quase o dobro de tamanho do AW 169
Foto: Gustavo Casadio
72 de 150
O AW 189, de quase 18 metros de comprimento, levará até 18 pessoas
Foto: Gustavo Casadio
73 de 150
Segundo a fabricante, já foram recebidos cerca de 50 pedidos para o AW 169, que poderá levar até 10 passageiros
Foto: Gustavo Casadio
74 de 150
O AW 189 é tipicamente usada por empresas que precisam levar funcionários a postos de trabalho isolados, como plataformas de petróleo em alto mar
Foto: Gustavo Casadio
75 de 150
Os dois helicópteros completaram seus voos inaugurais
Foto: Gustavo Casadio
76 de 150
AW 189
Foto: Gustavo Casadio
77 de 150
O AW 169 realiza atualmente testes de voo e tem previsão de conseguir certificação para voar comercialmente em 2014
Foto: Gustavo Casadio
78 de 150
AW 189
Foto: Gustavo Casadio
79 de 150
AW 169
Foto: Gustavo Casadio
80 de 150
AW 189
Foto: Gustavo Casadio
81 de 150
AW 169
Foto: Gustavo Casadio
82 de 150
AW 189
Foto: Gustavo Casadio
83 de 150
AW 169
Foto: Gustavo Casadio
84 de 150
AW 189
Foto: Gustavo Casadio
85 de 150
AW 169
Foto: Gustavo Casadio
86 de 150
AW 189
Foto: Gustavo Casadio
87 de 150
AW 169
Foto: Gustavo Casadio
88 de 150
AW 189
Foto: Gustavo Casadio
89 de 150
AW 169
Foto: Gustavo Casadio
90 de 150
AW 189
Foto: Gustavo Casadio
91 de 150
AW 189
Foto: Gustavo Casadio
92 de 150
AW 169
Foto: Gustavo Casadio
93 de 150
AW 189
Foto: Gustavo Casadio
94 de 150
Começou nesta segunda-feira em Farnborough, a cerca de 50 km de Londres, a feira de aviação que leva o nome da cidade
Foto: Gustavo Rosilho
95 de 150
Dentre os destaques de 2012 estão as novidades A350XWB, da Airbus; o novo 737 MAX, da Boeing; e o futuro jato executivo da brasileira Embraer, o L500
Foto: Gustavo Rosilho
96 de 150
Ainda chamam a atenção a exposição de gigantes da aviação como o A380 - maior aviação de passageiros do mundo -, o militar A400M, também da Airbus, e um McDonell Douglas KDC-10 modificado para servir como aeronave de reabastecimento em voo
Foto: Gustavo Rosilho
97 de 150
Farnborough é uma das duas maiores feiras de aviação comercial do mundo. Ela ocorre sempre em anos pares, para poder revesar com Le Bourget - no subúrbio de Paris - que acontece em anos ímpares e é o outro grande evento deste tipo no mundo
Foto: Gustavo Rosilho
98 de 150
Neste ano, os organizadores de Farnborough tiveram algumas dificuldades extras para superar antes de começar a feira
Foto: Gustavo Rosilho
99 de 150
A primeira foi a "concorrência" com outro grande evento que acontece em Londres neste mês: a Olimpíada
Foto: Gustavo Rosilho
100 de 150
Outra dificuldade foi o chuvoso verão inglês deste ano, que transformou algumas áreas do aeroporto de Farnborough, onde acontece a feira, em verdadeiros lamaçais
Foto: Gustavo Rosilho
101 de 150
A organização utilizou brita para cobrir algumas dessas áreas, mas outras tiveram que ser isoladas devido ao piso encharcado
Foto: Gustavo Rosilho
102 de 150
Dentre as curiosidades está até um carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, vizinha de Farnborough, e que tem entre seus patrocinadores uma companhia aérea
Foto: Gustavo Rosilho
103 de 150
Um carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, vizinha de Farnborough, e que tem entre seus patrocinadores uma companhia aérea foi destaque
Foto: Gustavo Rosilho
104 de 150
Carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, é uma das curiosidades da feira
Foto: Gustavo Rosilho
105 de 150
Carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, é uma das curiosidades da feira
Foto: Gustavo Rosilho
106 de 150
Carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, é uma das curiosidades da feira
Foto: Gustavo Rosilho
107 de 150
Carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, é uma das curiosidades da feira
Foto: Gustavo Rosilho
108 de 150
Sikorsky Black Hawk S-70i chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
109 de 150
Sikorsky Black Hawk S-70i chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
110 de 150
Sikorsky Black Hawk S-70i chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
111 de 150
Sikorsky Black Hawk S-70i chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
112 de 150
Avião militar A400M, da Airbus, é um dos destaques
Foto: Gustavo Rosilho
113 de 150
Avião militar A400M, da Airbus, é um dos destaques
Foto: Gustavo Rosilho
114 de 150
Avião militar A400M, da Airbus, é um dos destaques
Foto: Gustavo Rosilho
115 de 150
Avião militar A400M, da Airbus, é um dos destaques
Foto: Gustavo Rosilho
116 de 150
Avião militar A400M, da Airbus, é um dos destaques
Foto: Gustavo Rosilho
117 de 150
Além das novidades em aviação comercial e executiva, Farnborough também reúne apresentações de aviões militares
Foto: Gustavo Rosilho
118 de 150
O evento fica aberto apenas restrito a expositores e imprensa até sábado, quando recebe também o público em geral
Foto: Gustavo Rosilho
119 de 150
A feira deste ano foi aberta com a apresentação de caças da força aérea real, que sobrevoaram o local
Foto: Gustavo Rosilho
120 de 150
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
121 de 150
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
122 de 150
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
123 de 150
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
124 de 150
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
125 de 150
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
126 de 150
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
127 de 150
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
128 de 150
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
129 de 150
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
130 de 150
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
131 de 150
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
132 de 150
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
133 de 150
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
134 de 150
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
135 de 150
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
136 de 150
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
137 de 150
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
138 de 150
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
139 de 150
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho
140 de 150
Embraer 190
Foto: Reuters
141 de 150
Embraer 190
Foto: Reuters
142 de 150
Globemaster3 C-17A
Foto: Reuters
143 de 150
Globemaster3 C-17A
Foto: Reuters
144 de 150
Pilatus DC-21
Foto: Reuters
145 de 150
Pilatus DC-21
Foto: Reuters
146 de 150
Sukhoi Superjet 100
Foto: Reuters
147 de 150
Sukhoi Superjet 100
Foto: Reuters
148 de 150
Sukhoi Superjet 100
Foto: Reuters
149 de 150
Sukhoi Superjet 100
Foto: Reuters
150 de 150
Yak 130
Foto: Reuters
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.