Estratégia de verão deve integrar planejamento anual
1 de 5
Setores que têm a procura intensificada no verão devem se planejar para conseguir atender à demanda. O ideal é que esse aumento já esteja previsto no planejamento anual da empresa
Foto: Dreamstime
2 de 5
Um dos maiores problemas enfrentados é o do financiamento. Enquanto o fabricante quer receber o quanto antes, o comerciante quer pagar o mais tarde possível. Deve-se analisar qual solução é a mais adequada ao tipo de empresa
Foto: SXC
3 de 5
É necessário estar atento também à parte logística. Nem sempre há fornecedores capazes de entregar tudo que o comerciante ou fabricante precisam. Por isso, negocie os preços e as condições adequadas desde o início, para não ter a surpresa do aumento do preço depois
Foto: SXC
4 de 5
A necessidade de aumentar a mão de obra deve ainda entrar no cálculo. Normalmente, é preciso fazer contratações temporárias O restaurante Barramares, de Natal, por exemplo, contrata funcionários por três meses. Segundo o proprietário, Hudson Cesar, achar mão de obra qualificada é uma das maiores dificuldades
Foto: Divulgação
5 de 5
Um dos problemas desse período é acertar na previsão. Faltar ou sobrar produtos é sempre um risco. Além disso, a infraestrutura da empresa deve ser levada em conta, já que crescer demais pode levar o empresário a fechar as portas do negócio