Economia do Reino Unido cresceu 0,1% entre outubro e dezembro, antes da guerra do Irã

31 mar 2026 - 08h43

A economia ‌do Reino Unido quase não se expandiu no final de 2025, segundo dados oficiais confirmados nesta terça-feira, aumentando o desafio para o governo de manter o crescimento nos trilhos este ano, com a guerra ⁠do Irã provavelmente aumentando a inflação e atingindo a ‌demanda.

O produto interno bruto aumentou 0,1% no período de outubro a dezembro, informou o Escritório de ‌Estatísticas Nacionais.

Publicidade

Economistas consultados pela Reuters previram ‌que a leitura do produto interno bruto ⁠no quarto trimestre não seria revisada.

O crescimento no terceiro trimestre também foi confirmado em 0,1%.

"Um cenário econômico tão fraco torna mais provável que o inevitável salto na inflação do IPC nos próximos meses não ‌se transforme em um aumento duradouro que exija que ‌o Banco da ⁠Inglaterra aumente ⁠as taxas de juros", disse Paul Dales, economista-chefe da Capital Economics ⁠para o Reino ‌Unido.

Os investidores estão apostando ‌em dois, ou possivelmente três, aumentos de um quarto de ponto nas taxas do Banco da Inglaterra antes do final deste ano. Mas a ⁠maioria dos economistas entrevistados pela Reuters acredita que o banco central britânico não aumentará os custos dos empréstimos, dada a fraqueza da economia.

Publicidade

Na semana passada, a Organização para Cooperação ‌e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduziu sua previsão para o crescimento econômico britânico este ano para 0,7%, em comparação ⁠com a previsão anterior de 1,2%, o maior rebaixamento de qualquer economia importante.

Isso representaria uma redução pela metade do ritmo de crescimento observado em 2025, que o Escritório Nacional de Estatísticas revisou para cima, para 1,4%, de uma estimativa anterior de 1,3%.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, e a ministra das Finanças, Rachel Reeves, prometeram aos eleitores que acelerarão a economia, um desafio que parece ainda maior tendo como pano de fundo o conflito no Oriente Médio.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações