Oferecimento

Corrida para aprovar a MP do IOF gera tensão e derruba Ibovespa

Votação precisa passar pelo Congresso e ser sancionada até meia-noite

8 out 2025 - 10h25
Resumo
A pressão sobre o Ibovespa continuará no pregão desta quarta-feira (8), com a MP do IOF correndo contra o tempo para ser votada pelo Congresso e sancionada até a meia-noite de hoje.

A correria do governo para aprovar a Medida Provisória (MP) alternativa ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) aumentou a percepção de risco fiscal, impactando o Ibovespa nesta terça-feira (7).

Carlos Zaratini, relator do IOF
Carlos Zaratini, relator do IOF
Foto: Lula Marques / Agência Brasil

A pressão continuará no pregão desta quarta-feira (8), visto que a MP precisa ser votada pelo Congresso e sancionada até a meia-noite de hoje. Os investidores também estão preocupados com a possível implementação de tarifa zero no transporte público.

Publicidade

Entre os destaques da Bolsa ontem, a Vale (VALE3) caiu 1,41%, enquanto a Petrobras (PETR4) teve leve alta. Minerva (BEEF3) liderou as altas com +1,21%, e MRV (MRVE3) despencou mais de 12%. O setor financeiro também teve forte queda, com Santander e Banco do Brasil entre as principais baixas.

O dólar avançou 0,74%, cotado a R$ 5,35, pressionado tanto pelo cenário fiscal brasileiro quanto pelo aumento do medo no mercado global.

Lá fora, o impasse entre Donald Trump e os democratas mantém os Estados Unidos em shutdown pelo oitavo dia, paralisando parte do governo e adiando dados econômicos importantes. A falta de informações aumenta a tensão sobre os próximos passos do Federal Reserve, o banco central americano.

A ata da última reunião do Fed será divulgada nesta quarta-feira e deve dar pistas sobre a economia dos EUA e os rumos dos juros.

Publicidade

Na Europa, as bolsas operam em alta, apesar da crise política na França. Já na Ásia, as principais bolsas fecharam em queda, refletindo a pausa no rali das ações de tecnologia nos EUA.

No Brasil, além da MP do IOF, que precisa ser votada com urgência, o governo também anunciou novos programas para atrair investimento estrangeiro e sancionará nesta tarde a Tarifa Social de Energia.

Leia a análise completa no Monitor do Mercado, clicando aqui!

Monitor do Mercado
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações