Você não vai ser rico enquanto não parar de fazer isso

"Ser rico" pode ter várias definições, mas vamos tratar aqui como alguém que não tem problemas com a falta de dinheiro

19 jan 2023 - 06h00
(atualizado às 17h20)

Que tal conquistar a tão sonhada liberdade financeira em 2023? O ano mal começou, então, ainda dá muito tempo de fazer diferente, afinal, você não vai ser rico enquanto não parar de fazer isso:

1 - Pare de tentar se encaixar em uma vida que não é sua

É muito fácil sermos influenciados pelo externo e tentar se encaixar, especialmente para sermos aceitos, para sermos amados. De certo modo, isso até é natural, desde que não se torne o foco principal da sua vida.

Publicidade

E quando chegamos neste ponto, a vida financeira sofre. Porque não há limites na tentativa de viver uma vida que não é a nossa. Afinal, qual a linha de chegada para a vida que não é sua? Até onde ir?

Para isso é muito importante parar. Refletir e se encontrar em meio a tudo isso. Portanto, pare de comprometer sua vida financeira tentando se encaixar em uma vida que não é sua. 

2 - Pare de descontar suas dores no cartão de crédito

Sem saber as causas, as razões, apenas tentando afogar as mágoas em busca de uma felicidade efêmera; estourar o cartão de crédito não é o melhor caminho, e você já deve ter se dado conta disso. A verdade mesmo é que esse caminho traz muito mais problemas do que de fato soluções. É preciso tratar as causas, os gatilhos que te levam a querer gastar mais do que ganha.

Enquanto seu cartão de crédito estiver estourado, você nunca será rico.

Publicidade
"Ser rico" pode ter várias definições, mas vamos tratar aqui como alguém que não tem problemas com a falta de dinheiro
"Ser rico" pode ter várias definições, mas vamos tratar aqui como alguém que não tem problemas com a falta de dinheiro
Foto: iStock

3 - Pare de ter preguiça de organizar o orçamento

Muita gente me procura querendo um atalho, uma fórmula mágica para resolver seus problemas financeiros. A dura verdade é que isso não existe. Colocar e manter as finanças em ordem exige bastante empenho, como tudo na vida que realmente vale a pena. 

Se a preguiça seguir vencendo o trabalho duro, você certamente nunca será rico

4 - Pare de procrastinar a criação do seu planejamento financeiro

Não adianta: você até pode ter algum sucesso financeiro, mas se não colocar cada coisa no devido lugar, deixará de ir longe nas suas realizações.

Criar seu planejamento financeiro vai te ajudar demais a investir mais e realizar mais sonhos de forma organizada - e até mesmo com mais economia, pelo menos sem tanto desperdício. Reflita:

  • - Quais suas metas?
  • - Quais seus sonhos?
  • - Como vai chegar lá?
  • - O que precisa ser feito?
  • - Como vai fazer?

Portanto, para alcançar o sucesso financeiro e ser rico, é preciso planejamento.

5 - Pare de arrumar desculpas para não juntar e investir sua grana

Guardar e investir sua grana deve ser importante para você, acima de qualquer coisa. Se as desculpas ainda estão sendo maiores do que a importancia que você dá a isso, você está perdendo tempo e deixando de fazer seu dinheiro trabalhar pra você.

Publicidade
Fonte: Maiara Xavier Maiara Xavier, educadora financeira, especialista em finanças comportamentais. Estudante de psicologia e neurociências, focada em conhecer nosso cérebro para entender nossos comportamentos e construir uma vida mais rica. Há mais de 10 anos ajudando as pessoas a criarem uma relação mais saudável com o dinheiro.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações