URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Centenas fazem fila para conhecer primeiro McDonald's do Vietnã

8 fev 2014 - 09h44
(atualizado às 17h18)

Centenas de vietnamitas suportaram filas de mais de uma hora para provar a comida da primeira loja da rede americana McDonald's aberta no país, inaugurada neste sábado em Ho Chi Minh (antiga Saigon). Após 15 anos sem entrar em uma nova nação - a última havia sido o Paquistão, a conhecida franquia de fast-food entrou no mercado vietnamita pelas mãos do investidor Henri Nguyen, genro do primeiro-ministro Nguyen Tan Dung e educado nos Estados Unidos.

Publicidade

Centenas de pessoas esperaram para desfrutar do menu de um estabelecimento de dois andares e 1,3 mil metros quadrados, situado perto do centro da cidade e brindado com espetáculos e música no volume máxima durante todo o expediente. "Provei quando fui de férias a Cingapura e estou contente de comer também no Vietnã. Gosto muito do sabor do frango. Hoje vim com meus pais, mas estou ansiosa para vir com meus amigos", declarou Ngoc, uma menina de 14 anos.

Ngan, uma mulher de 46 anos, não nunca havia provado os produtos do McDonalds, mas foi à inauguração com muita expectativa depois da grande agitação causada na imprensa local. "Meus filhos me levaram a outros locais de fast-food como o KFC, e eu gostei, embora prefira a comida vietnamita. Quero provar a do McDonald's porque é muito famosa. Mas se for preciso esperar uma hora de fila todos os dias, não voltarei", reclamou.

Apesar do enfraquecimento do crescimento econômico dos últimos anos e da gastronomia vietnamita ser consolidada, muitos especialistas concordam que a fascinação dos jovens pela fast-food garantirá o sucesso da franquia.

Com a abertura no Vietnã quatro décadas depois do final da guerra com os EUA, já são 122 os países nos quais a franquia americana de fast-food está presente
Com a abertura no Vietnã quatro décadas depois do final da guerra com os EUA, já são 122 os países nos quais a franquia americana de fast-food está presente
Foto: AFP

Publicidade

"Existe uma massa de jovens consumidores ávidos por provar novas coisas e muito receptivos ao que vem dos Estados Unidos. As crianças também convencerão seus pais a lhes levarem. Acho que tem todas as chances de funcionar", analisou o investigador de mercado Duong Nguyen à Agência Efe.

Uma das desvantagens apontadas por alguns é a tardia chegada de McDonald's ao Vietnã em comparação a outros concorrentes mundiais como Kentucky Fried Chicken (KFC), Pizza Hut e Burger King, instalados há anos.

"Acho que o McDonald's é a marca mais conhecida de todas, e a expectativa que despertou é uma demonstração de que o atraso não pesa. Além disso, oferecem o serviço de drive through, algo inovador para os vietnamitas", argumentou Nguyen. O McDonald's deve abrir outro estabelecimento em uma das áreas mais turísticas de Ho Chi Minh nas próximas semanas, mas ainda não revela seus planos para o restante do país.

"Dependerá de como funcionem os primeiros estabelecimentos. iremos passo a passo", disse a diretora de comunicação da empresa no Vietnã, Tram Le.

Para Nguyen, não é casualidade que o primeiro estabelecimento se abra em Ho Chi Minh, com uma população muito mais aberta a provar coisas novas que na capital, Hanói.

Publicidade

"Acabarão abrindo em Hanói, mas lá as pessoas são mais conservadoras, levam mais tempo para se adaptar às novidades", argumentou. Com a abertura no Vietnã quatro décadas depois do final da guerra com os EUA, já são 122 os países nos quais a franquia americana de fast-food está presente.

  
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se