Barroso critica líderes por tratar cúpulas como luta de boxe

12 set 2012 - 02h47

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, criticou nesta quarta-feira - sem nomeá-los - os líderes europeus que tratam as cúpulas como "uma luta de boxe", ao tomar decisões importantes e golpeá-las no dia seguinte, criticando os processos ou o conteúdo das mesmas.

Barroso criticou líderes europeus durante reunião na França
Barroso criticou líderes europeus durante reunião na França
Foto: AP

"É inaceitável apresentar as cúpulas como uma luta de boxe", declarou perante o plenário do Parlamento Europeu em Estrasburgo, em seu esperado discurso do Estado da União. Segundo Barroso, esse comportamento - "reivindicar vitória ou um nocaute sobre um rival" - gera mais problemas de credibilidade na União Euroeia (UE) e falta de confiança no bloco e em sua determinação de sair conjuntamente da crise.

Publicidade

Durante os últimos quatro anos a UE tomou "decisões inteligentes" para fazer frente à crise, mas os líderes não conseguiram convencer cidadãos, investidores ou parceiros internacionais, porque várias vezes permitiu que se propaguem dúvidas, acrescentou Barroso.

Dúvidas sobre a capacidade de resposta dos Estados-membros e de cumprir seus compromissos e dúvidas sobre se os 27 "realmente se respaldam" e mostram solidariedade para que o euro e o projeto europeu "sejam irreversíveis", explicou.

Barroso ressaltou que tudo isto revela uma crise política, porque, indicou, se os políticos não podem cumprir o que decidiram então não poderão convencer os demais que resolverão conjuntamente a crise.

"Uma crise deconfiança é uma crise política. A boa notícia é que em uma democracia não há nenhum problema para o qual não possamos encontrar uma solução política", comentou. Mas, para isso, "a Europa necessita uma nova direção, uma que não esteja baseada em velhas ideias, mas em novas", concluiu.

Publicidade
Fonte: EFE
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações