Albuquerque: Não há e nunca houve interferência na Petrobras

Durante audiência pública em comissões do Senado, o ministro afirmou que existem diversos dispositivos legais que impedem isso

9 nov 2021 - 13h33
(atualizado às 13h42)
Ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em pronunciamento
Ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em pronunciamento
Foto: Roque de Sá / Agência Senado

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, negou nesta terça-feira, 9, que haja qualquer tipo de interferência na Petrobras. Durante audiência pública em comissões do Senado, o ministro afirmou que existem diversos dispositivos legais que impedem isso, entre elas a Lei das Estatais, de 2016, que determina que não pode haver interferências nas empresas públicas.

"Não pode, não há e nunca houve interferência na Petrobras ou no mercado de combustível onde quer que seja", afirmou Albuquerque.

Publicidade

A declaração do ministro ocorre após diversos comentários do presidente Jair Bolsonaro em relação à estatal. No último sábado, 6, o chefe do Executivo afirmou que procura uma maneira de "ficar livre da Petrobras". A apoiadores, ele reafirmou a intenção de "fatiar" ou até "privatizar" a empresa.

A estatal entrou na mira do Executivo em meio à alta nos preços dos combustíveis. Ao comentar o tema, o ministro afirmou que o aumento deve-se, principalmente, à alta do petróleo no cenário internacional. "Houve um aumento nesses valores principalmente pela alta do petróleo, que só em 2021 subiu 60% e com tendência agora, com a chegada do inverno no Hemisfério Norte, do preço subir um pouco mais", disse.

O ministro destacou que há discussões no Congresso e no governo sobre o aumento dos preços de combustível. Em relação ao Executivo, ele citou que alguns tributos federais já foram reduzidos e que há outros em análise, mas que é necessário que haja compensação.

Entre as alternativas, Albuquerque também citou a criação de um "colchão tributário", que possa permitir que as variações do preço do petróleo e do combustível possam ser compensadas de algumas forma, e de uma "reserva estabilizadora de preços", que seria uma reserva de capital para quando houvesse uma volatilidade muito grande.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se