O 'BBB 26' segue na boca do povo e, dentro do reality show, muitas confusões tem ganhado os holofotes. Nos últimos dias, um embate entre Jonas Sulzbach e Juliano Floss acabou gerando revolta nas redes sociais devido ao fato do modelo ter chamado o dançarino de "loirinha".
A fala gerou reação imediata nas redes sociais e levou até a Associação do Orgulho LGBTQIAPN+ de São Paulo a entrar com uma queixa-crime no Ministério Público contra Jonas, apontando o uso do diminutivo como uma forma de ofensa com viés homofóbico. A equipe de Juliano também se manifestou nas redes sociais, repudiando a atitude do adversário.
"A homofobia está ligada ao modo como as pessoas percebem as diferenças entre homens e mulheres. Isso quer dizer que, independentemente da orientação sexual, são as roupas, os trejeitos e os estereótipos. Juliano é um homem hétero e o fato de Jonas acreditar que chamá-lo de 'loirinha' seja ofensivo diz muito mais sobre quem 'ofende' do que sobre quem é 'ofendido'", disse a nota.
Eu só percebi agora o Jonas chamando Juliano de "loirinha" ai ai hmmmm cheirinho de... #BBB26 pic.twitter.com/wlyxQ9YLSV
— jeff mattias (@jeffmattias) February 2, 2026
O que significa usar diminutivos ao se referir a alguém
Na língua portuguesa, os diminutivos costumam indicar algo pequeno ou inferior, por meio de sufixos como "inho" ou "inha". Em muitos contextos, eles aparecem como sinal de afeto ou proximidade, como quando alguém chama uma criança de "meu filhinho".
O problema surge quando esse rec...
Matérias relacionadas
O que significa falar muito no diminutivo, segundo a psicologia?
O que significa cruzar os braços ao falar, segundo a psicologia