Uma discussão entre Jonas e Juliano Floss, participantes do Big Brother Brasil 2026, reacendeu a curiosidade do público sobre um mito envolvendo os hormônios masculinos e femininos. Durante uma fala, Jonas afirmou que Juliano não tem testosterona e, sim, progesterona.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Você não sabe falar, é tanta testosterona. Treina tanto, mas não malhou o cérebro", disse Juliano. "Coisa que você não tem. Você nunca vai ter testosterona. Você tem o que? Progesterona", rebateu Jonas, dando a entender que o brother tem hormônios femininos e, por isso, seria "menos homem".
Apesar de ser associada ao gênero feminino, a progesterona não é exclusivamente um hormônio apenas presente no organismo de mulheres. A médica Joana Dantas, endocrinologista do Pró-Cardíaco, da Rede Américas, explica que os homens também produzem progesterona, sendo a glândula adrenal a principal produtora do hormônio.
"Ela primeiro produz a progesterona, que vai passar por uma série de enzimas, produzindo tanto a aldosterona, quanto o cortisol, quanto os androgênios, que são os hormônios masculinos, e entre eles a testosterona. Em pequena quantidade a progesterona é produzida pelo testículo, mas a sua maior produção no homem é pela adrenal. Mas os níveis no homem são menores do que nas mulheres", diz em entrevista ao Terra.
Como a produção de progesterona nas mulheres é muito maior, ela exerce um papel importante na preparação do endométrio para receber, por exemplo, o embrião. O hormônio é produzido no organismo feminino antes da mulher menstruar. Caso não ocorra fecundação, há a queda do endométrio e, com isso, a menstruação.
"É um hormônio muito importante para a fertilidade na mulher, tem um papel também na imunidade para a aceitação do organismo feminino, no caso com o embrião, de aceitação desse embrião também no útero. Outras ações da progesterona, além da fertilidade, estão no sistema nervoso central", acrescenta.
A médica enfatiza que, sem a progesterona, não existiria a testosterona nos homens, tendo em vista que ela age como um precursor de diversos hormônios. Por estar presente em níveis elevados no organismo masculino, a testosterona atua no desenvolvimento do pênis, do bolso escrotal e dos pelos.
"No homem, a progesterona é um grande precursor hormonal, mas na mulher tem um papel mais amplo. A testosterona é produzida em grande quantidade no corpo masculino, tanto pela adrenal quanto pelo testículo, sendo o testículo mais importante. A adrenal produz outros hormônios parecidos com a testosterona, que a gente chama de hormônios andrógenos dos homens", afirma,
Segundo a especialista, outra importante função da testosterona fica mais evidente na adolescência, quando ela começa a ser produzida pelo testículo. Dessa forma, se desenvolvem características como alteração da voz, por exemplo, e o aumento da massa muscular.
"Com o desenvolvimento dos caracteres sexuais, acaba também tendo função na voz, crescimento de pelos, desenvolvimento muscular, saúde óssea, alteração cardiovascular, além de bem-estar do sistema nervoso central, isso sempre nos níveis normais. Então, tanto níveis mais baixos como acima do normal podem causar interferência nesses organismos", finaliza.