Será que precisamos de relacionamentos para sermos felizes? Segundo Robert Waldinger, psiquiatra e diretor do Estudo de Desenvolvimento Adulto de Harvard, estar ao lado de uma ou mais pessoas é essencial para o bem-estar mental.
De acordo com o especialista, uma das principais razões pelas quais temos dificuldade em encontrar satisfação longa na vida é porque priorizamos a experiência genuína. Isso significa que produtividade, dinheiro, status, reconhecimento e eficiência fazem parte do equilíbrio, mas falta algo importante: o sentimento interno.
Desde cedo, o ser humano aprende a buscar grandes conquistas, além de que tudo levará à sensação de realização, mas o problema é que nunca chega à felicidade.
Conforme Waldinger, nosso cérebro está inepto em prever o que nos fará felizes, mas, ao mesmo tempo, está desatualizado em um mundo novo.
Ele destaca que o cérebro é projetado para sobrevivência, e, por isso, não sabe lidar com algo importante há milhares de anos: a cooperação.
Por que precisamos de relacionamento?
O sistema nervoso evoluiu para recompensar com 'bem-estar' quando estamos conectados com os outros e para ativar o estresse quando nos sentimos sozinhos.
Como exemplo, vivemos atualmente por meio de telas e mensagens que não ativam os mesmos mecanismos de segurança emocional que o contato real. No final das contas, a solidão só aumenta, e como consequência: mais estresse, ansiedade, inflamação e doenças.
Por fim, Waldinger diz que precisar de relacionamentos não é uma...
Matérias relacionadas