Theresa Fonseca reflete sobre semelhanças com personagem em Guerreiros do Sol: 'Sofri abusos quando era criança'

Em entrevista à Contigo!, Theresa Fonseca revelou mais detalhes de sua estreia como Aldezira em Guerreiros do Sol, nova novela do Globoplay

12 ago 2025 - 14h36
Theresa Fonseca revelou mais detalhes de sua participação em Guerreiros do Sol
Theresa Fonseca revelou mais detalhes de sua participação em Guerreiros do Sol
Foto: Reprodução/Globo/Estevam Avellar / Contigo

Destaque em Guerreiros do Sol como a Aldezira, Theresa Fonseca conta como encarou as cenas de abusos que a personagem sofreu e afirma a importância que a novela do Globoplay tem em sua carreira. "Depois desse trabalho me senti mais confiante", disse em entrevista à Contigo! Novelas

O que te encantou na Aldezira, sua personagem em Guerreiros do Sol?

Publicidade

"Quando peguei essa personagem, achei que ela fosse a mais difícil, porque eu não sabia da Mariana [de Renascer] ainda. Se eu pegasse essa, a Aldezira agora, nossa... meu sonho! Queria ter feito ela de novo e de novo. Ator é um bicho esquisito. Sempre quer fazer de uma forma diferente e isso é bom, porque a cada trabalho você vai se aprimorando. Mas saí orgulhosa, com a certeza de que fiz um bom trabalho. É uma personagem que tem meu coração, de verdade. Quando peguei o roteiro, agradeci a Deus, porque amei ela de cara. É uma personagem que me possibilitou ir para lugares que nunca fui. Ela é surpreendente, faz o que dá na cabeça e vai até o final das consequências. Aldezira é muito kamikaze. Ela não tem medo de morrer".

Aldezira frequenta o ambiente do cangaço...

"Ela nunca quis estar no cangaço, ela sempre deixava claro que estava lá de passagem, que não queria estar ali e a qualquer momento queria ir embora. Então ela não vestiu a honra do cangaço, igual aos cangaceiros vestiam. Só que a partir do momento que você entra no cangaço, você não consegue sair. Você sabe do segredo das pessoas, tem sempre uma mira na cabeça. Então ou você morre ou você não sai do cangaço".

Aldezira tem uma trama forte...

Publicidade

"Eu acho que a trama dela foi a que retratou o cangaço na realidade. Cara, é uma história romantizada, a gente trata disso no amor da Rosa [Isadora Cruz] e do Josué [Thomás de Aquino], mas acho que a Aldezira sofreu o cangaço na pele. Ela é abusada diversas vezes, durante o tempo que está no cangaço. São cenas difíceis, mas fui muito amparada pelo Papinha [diretor artístico] e pela preparadora Andrea Cavalcanti, que foram incríveis comigo. Foi um grande desafio ter feito essas cenas, porque eu nunca tinha feito uma cena que fosse mexer tanto com o meu emocional assim, na questão de abuso".

Como você saía dessas cenas?

"Podre, morta. Lembro que quando gravei uma das cenas de abuso, eu saí e falei para o colega de cena: 'Foi horrível, adorei!'. Saí toda machucada, mas fiquei com orgulho de ter conseguido fazer aquilo. Foi algo que me impactou muito e virou minha chave como atriz. Me senti mais confiante depois desse trabalho".

Já viveu algo parecido na vida?

"Eu nunca sofri um abuso igual à minha personagem, mas sofri abusos quando era criança mesmo. Não quis trazer isso para a minha personagem. É algo da minha vida que eu não queria revisitar".

É um trabalho que te transformou muito?

Publicidade

"Claro. Todo o trabalho transforma. Até o que você acha que é bobinho, todo o trabalho transforma. A Mariana, de Renascer, me trouxe uma maturidade de atriz, na questão de entender o que é a televisão, o que é o público, o que é uma novela, entender que a trama é a trama e você tem que ir com ela, você não pode querer mudar da sua cabeça, a seguir o que você está traçando. A Aldezira foi uma personagem que me deu confiança do tipo: 'Caramba, eu consigo fazer isso como atriz!', ela me mudou".

A Mariana, de Renascer, que você fez ano passado, também é um divisor de águas não, é?

"Depois da Mariana eu consigo fazer qualquer coisa na minha vida. Ganhei o certificado de 'Parabéns, você passou pela personagem mais polêmica de novela das 9 de todos os tempos' [risos]. Acho que fui digna, ganhei meu atestadinho. Estou pronta. Tenho certeza de que no meu próximo desafio eu vou com tudo!".

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DA CONTIGO!

Contigo
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações